Image

Endocrinologia: entenda melhor

Para muitos, a Endocrinologia se dedica apenas ao tratamento da obesidade e do Diabetes, porém, o campo de atuação do endocrinologista é muito mais vasto, pois trata os problemas relacionados aos hormônios, os quais estão envolvidos no funcionamento de todo o organismo.

Data
18 de Outubro de 2016

Anunciante
Dr. André Fuck

Autor
Dr. André Ricardo Fuck

A Endocrinologia é a especialidade médica responsável por reconhecer e tratar os transtornos das glândulas endócrinas, que são os órgãos responsáveis pelas secreções hormonais. Para muitos, a Endocrinologia se dedica apenas ao tratamento da obesidade e do Diabetes, porém, o campo de atuação do endocrinologista é muito mais vasto, pois trata os problemas relacionados aos hormônios, os quais estão envolvidos no funcionamento de todo o organismo.

De acordo com o endocrinologista André Ricardo Fuck, é preciso dar mais atenção a estas doenças e procurar um profissional capacitado. Há muitos médicos que tratam doenças hormonais, mas somente um especialista tem conhecimento adequado para lidar com alterações hormonais e doenças relacionadas. A formação na área exige dois anos de residência médica reconhecida pelo MEC ou título de endocrinologista através de uma prova realizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) após cinco anos de experiência na área.

Ele explica que as principais glândulas do organismo são a hipófise, a tireoide, as paratireoides, o pâncreas, ovários, o testículo, as adrenais e o tecido gorduroso. Essas glândulas podem sofrer alterações hormonais, ocasionando doenças, como abaixo relacionadas:

Diabetes - Reflete uma alteração dos níveis de açúcar no sangue, decorrente da falta de produção ou da falta de ação da insulina, um importante hormônio produzido pelo pâncreas. Existe também o “pré diabetes”, uma alteração no organismo que leva à resistência à ação da insulina. “Se o paciente tem excesso de peso, parentes com diabetes, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, é recomendável procurar um endocrinologista. Beber muita água, urinar muito e quadros de perda rápida de peso podem ser sinais de que a pessoa está diabética”, orienta Dr. André.

Doenças da Tireoide - No hipertireoidismo manifestam-se níveis aumentados de hormônios tireoideanos no sangue e as complicações decorrentes desse excesso. O hipotireoidismo é o mau funcionamento da glândula, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios e suas consequências. O bócio é o crescimento exagerado da tireoide, produzindo uma massa na região anterior do pescoço que pode provocar sintomas compressivos ou ainda excesso de hormônios. Entre as doenças da tireóide ainda podem aparecer os nódulos tireoideanos e também o câncer de tireoide. Segundo o endocrinologista, sintomas possivelmente relacionados a distúrbios na tireoide são nervosismo, insônia, alterações no ritmo intestinal, coração acelerado, perda ou ganho de peso, excesso de frio ou calor, sonolência, fadiga e cansaço, entre outros.

Obesidade – Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como doença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde. “A obesidade possui múltiplas causas e, apesar de sabermos que apenas uma pequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso ou deficiência de alguns hormônios, frequentemente é acompanhada de outras doenças endócrinas, tais como o diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ovários policísticos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como as cardiovasculares e as ortopédicas”, afirma o médico.

Colesterol e Triglicerídeos - A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Segundo o Dr. André, com um tratamento adequado o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.

Osteoporose - É a perda progressiva de massa óssea, provocando o enfraquecimento do esqueleto e aumento no risco de fraturas. O nome se refere ao fato de o osso ficar poroso e frágil. Sua ocorrência é maior no sexo feminino após a menopausa, com a diminuição dos níveis de estrogênio. Porém, conforme explica o Dr. André, os homens e mulheres jovens também podem ter a doença, que se torna mais frequente com o envelhecimento, falta de atividade física, consumo de álcool, tabagismo, deficiência de vitamina D, histórico familiar de osteoporose, além de doenças crônicas. “Osteopenia é um estágio anterior a osteoporose, onde a descalcificação óssea ainda está em um grau leve, inicial, podendo evoluir ou não para a osteoporose”, completa.

Síndrome Metabólica - É um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares usualmente relacionados à deposição de gordura no abdome, pré-diabetes, deposição de gordura no fígado (esteatose), hipertensão arterial e alteração do colesterol.

Síndrome dos Ovários Policísticos: Irregularidade menstrual, excesso de peso, excesso de hormônio masculino na mulher provocando aumento de pelos e acne, risco para desenvolvimento de diabetes e todas as suas complicações são algumas características desta síndrome. Alterações menstruais e reposição hormonal da menopausa: A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.

Andropausa: Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer reposição hormonal.

Outras doenças – A Endocrinologia ainda trata ginecomastia e doenças que afetam o crescimento e desenvolvimento das crianças, tais como baixa estatura, raquitismo, puberdade precoce e tardia. Doenças da hipófise, tais como hipopituitarismo, acromegalia, adenoma de hipófise, prolactinoma, doença de Cushing, entre outras. Doenças das glândulas adrenais, tais como insuficiência adrenal, feocromocitoma e hiperaldosteronismo. Doenças nas paratireoides, como hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo são mais alguns exemplos de doenças diagnosticadas e tratadas pelo Endocrinologista.

Informações: (41) 3032-4012 ou (41) 3292-2846.