A Invest Paraná, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado, coordena a delegação paranaense que participa da feira Expoalimentaria, em Lima, no Peru. A feira, que começou na quarta-feira (24) e segue até esta sexta (26), é uma das principais do setor de alimentos e bebidas na América Latina, reúne importadores e distribuidores de mais de 50 países e é uma oportunidade para ampliar os mercados do agronegócio e da indústria alimentícia paranaense.
Mais uma vez, empresas com raízes campo-larguenses estão participando do evento. Da cidade, participam as marcas Dr. Peanut, Campo Largo e Pinati. Além delas, Amafil, Coasul, Obby, Bella Giornata, Papapá, Breyer, Erva Mate Paraná, Grupo 2 Irmãos, Qualinova, Vapza e Villa Dora também compõem a comitiva que participa da Expoalimentaria, totalizando 14 empresas paranaenses.
Serão apresentadas amostras de produtos e distribuídos materiais de divulgação das empresas, além de materiais institucionais preparados pela Invest Paraná para atender visitantes e potenciais compradores internacionais. As empresas também serão representadas pela comitiva paranaense em reuniões bilaterais e encontros com câmaras de comércio.
De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, a missão fortalece a aproximação com o mercado peruano e com outros potenciais parceiros comerciais. “Nosso objetivo é abrir caminho para que mais empresas paranaenses acessem novos mercados, com foco em alimentos processados, bebidas e produtos de maior valor agregado”, destacou.
A participação na feira viabiliza rodadas de negócios com empresas de diversos países, não apenas do Peru, conforme destaca a gerente de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli. “É uma agenda estratégica para apresentar a qualidade e a competitividade dos produtos paranaenses e fortalecer o Estado como parceiro comercial de confiança no mercado latino-americano”, afirmou.
O Pavilhão Brasil também conta com um espaço dedicado à Sociobiodiversidade, que destaca produtos de diferentes biomas brasileiros com potencial de inserção no mercado internacional. Entre os itens apresentados pelo Paraná estão chá de erva-mate da Zampier, bala de banana e juçara da Bala de Morretes, farinha de pinhão desenvolvida pela Embrapa, geleia de juçara dos Sítios Brigite, geleia de morango da La Choupana, derivados de palmito, pasta e manteiga da Veghee e biomassa de banana verde produzida pelo Fiep/Senai.
A iniciativa amplia a visibilidade de produtos tradicionais e inovadores do Estado em um cenário global, além de promover as potencialidades naturais do Paraná.