Entre os dias 1º e 4 de novembro, o Centreventos, em Itajaí (SC), será palco do 5º Congresso Raízes, considerado o maior congresso de gastronomia do Brasil. O evento, que celebra cinco anos de crescimento e impacto na cultura gastronômica nacional, deve reunir mais de 20 mil visitantes e cerca de mil congressistas durante os quatro dias de programação. Entre as marcas participantes está a Germer, de Campo Largo, que atuará como expositora no segmento de louças.
De acordo com a organização, o Congresso Raízes valoriza as conexões criadas ao longo dos anos e se consolida como um espaço de negócios, trocas e diálogos entre todos os elos da cadeia gastronômica — reunindo empresas, produtores, chefs, restaurantes e consumidores. A estrutura do evento conta com três palcos simultâneos, onde serão realizadas aulas-show, workshops, palestras e experiências de degustação, além de uma grande feira que promove marcas e produtos do setor.
Em suas quatro edições anteriores, o congresso movimentou mais de R$ 1,7 milhão na economia local, atraiu mais de 15 mil participantes e estabeleceu parcerias estratégicas com SEBRAE, SENAC, IFSC, SENAR, EPAGRI, UFSC, ABRASEL e Governo de Santa Catarina.
Nesta quinta edição, o público poderá acompanhar mais de 70 palestras, 100 expositores, três workshops técnicos, um jantar magno, além de 14 operações gastronômicas na praça de alimentação e bares de drinks, cervejas e vinhos, com cafeteria de cafés especiais brasileiros.
Segundo o organizador do evento, Cassiano Fuck, proprietário da Bottarga Gold, que também será expositor, o Congresso Raízes tem um papel essencial na integração do setor. “Mais do que um encontro de chefs e marcas, o Raízes é um movimento que conecta toda a cadeia gastronômica, impulsionando negócios e fortalecendo a identidade da cozinha brasileira”, afirma Cassiano.
Reconhecido como um dos principais eventos da gastronomia nacional, o Congresso Raízes aposta neste ano em um novo conceito: a Cozinha Regenerativa — uma evolução da sustentabilidade tradicional. Enquanto a sustentabilidade busca reduzir impactos negativos, a regeneração propõe restaurar, revitalizar e melhorar os sistemas naturais e sociais, considerando o impacto da gastronomia em todas as etapas da cadeia e promovendo a saúde das comunidades, das pessoas e do planeta.


Fotos: Divulgação