O Diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes e impactantes no mundo. E apesar de toda a divulgação e do alerta que é feito, quase metade das pessoas que apresentam a doença não sabem que a possuem. Isso acontece, de um modo geral, por falta de cuidados preventivos na saúde e porque a doença costuma ser silenciosa nas fases iniciais. O problema é que todas as complicações relacionadas a ela já começam a se desenvolver mesmo nessa fase assintomática. Os sintomas, quando presentes, são em geral inespecíficos, como cansaço, fadiga, sede excessiva, perda de peso involuntária, visão turva e aumento da frequência e volume urinário.
Como principais complicações, podemos citar a perda visual (maior causa de cegueira adquirida no mundo), problemas cardiovasculares (em especial, infarto e AVC), problemas circulatórios que podem levar a amputações (principal causa de amputação não traumática é o Diabetes), problemas renais (a doença é a maior responsável por levar uma pessoa para Hemodiálise), problemas neuropáticos que levam a dores crônicas e problemas na libido e ereção.
Para evitar tudo isso, devemos fazer o rastreamento precoce com consultas clínicas de rotina, e claro, cuidados preventivos na saúde (atividade física regular, dieta balanceada, controle do estresse e sono, controle do peso corporal, entre outros). Os recursos para tratamento do Diabetes estão muito mais eficientes e disponíveis, não justificando que uma pessoa com a doença, hoje em dia, faça parte das estatísticas de todas as complicações citadas anteriormente.
Serviço: Dr. André Fuck atende na Clínica Invida - R. Barão do Rio Branco, 1443 - Centro, Campo Largo
Telefones: (41) 3032-1217 / (41) 3026-0161