A menopausa é uma fase natural na vida da mulher que ocorre, via de regra, ao redor dos 50 anos de idade (normal entre 45 e 55 anos). Essa fase da vida feminina se chama de período do Climatério e a Menopausa nada mais é que o termo dado para a data da última menstruação da vida de uma mulher. Essa fase simboliza a passagem de uma vida reprodutiva para uma vida não reprodutiva, em função da perda de função dos ovários. Porém, não é apenas a falta de ovulação que caracteriza essa fase, pois os ovários também são responsáveis pela produção dos hormônios femininos, o Estrogênio e a Progesterona.
Sendo assim, a produção dos hormônios femininos também é finalizada e os clássicos sintomas relacionados a esse período são decorrentes, sobretudo, da queda dos níveis de estrogênio circulante. Fogachos (os famosos calorões), insônia, irritabilidade, instabilidade emocional, fadiga, ganho de peso, secura vaginal e queda da libido, mudanças corporais e perda de massa óssea, estão entre os sinais e sintomas mais comuns decorrentes dessa queda do estrogênio. Para algumas mulheres, o impacto na qualidade de vida e na saúde é muito grande, enquanto que para outras, essa fase é passageira e tolerável.
E é essa a principal diferença que deve ser levada em conta para indicar ou não alguma abordagem terapêutica do Climatério. Mulheres que apresentam muitos sintomas e queda importante na qualidade de vida, mulheres que entraram muito cedo na menopausa (antes dos 45 anos) e mulheres que tiveram falência ovariana secundária a algum outro tratamento (como cirurgias, radioterapia, quimioterapia, entre outros) são as principais candidatas ao tratamento da Menopausa. As opções vão desde produtos naturais, tratamentos tópicos e locais, reposição hormonal com estrogênio e progesterona e uso de medicamentos para sintomas específicos, como antidepressivos e ansiolíticos por exemplo. Os riscos relacionados ao tratamento, em especial da reposição hormonal sistêmica, devem ser muito bem avaliados pelo seu médico e discutidos com ele. Mesmo sendo uma fase natural, não quer dizer que a mulher seja obrigada a sofrer ou ter uma piora na sua saúde em função do Climatério.
A verdade é que, mesmo se tratando de uma fase natural, não quer dizer que a mulher seja obrigada a sofrer ou ter uma piora na sua saúde em função do Climatério. O tratamento, quando bem indicado, é seguro e eficaz, mas tem que ser feito no tempo certo e de maneira individualizada.
Serviço:
Dr. André Fuck atende na Clínica Invida - R. Barão do Rio Branco, 1443 - Centro, Campo Largo
Telefones: (41) 3032-1217 / (41) 3026-0161