Existe um preconceito na sociedade de que pessoas com obesidade não possuem a determinação ou força de vontade suficientes para terem um peso normal. Isso está longe de ser uma verdade. A obesidade é considerada uma doença e por trás dela existem disfunções que geram dificuldade em perder peso ou mesmo manter um peso considerado normal e saudável. Essa “disfunção” é multifatorial, ou seja, é decorrente de causas diversas que incluem fatores genéticos, metabólicos, hormonais, familiares, culturais, ambientais e de estilo de vida.
Portanto, acreditar que é apenas pela força de vontade que uma pessoa pode tratar a obesidade é um erro comum e, de certa forma, injusto com quem apresenta esse quadro. É claro que um tratamento bem sucedido para perda e manutenção do peso dependerá também de uma determinação e motivação. Porém esse está longe de ser o único e o mais importante fator na abordagem do paciente obeso.
A ciência tem evoluído muito em desenvolver opções de tratamento para este problema, e isso envolve medicações modernas que promovem, de forma segura e saudável, um emagrecimento duradouro. Claro que, nesses casos, precisamos de acompanhamento médico para uma boa indicação clínica e para definir, de forma individualizada, qual o melhor tratamento para o paciente em questão. Seja o tratamento medicamentoso (com diversas opções), seja por algum método cirúrgico bariátrico ou seja apenas por mudanças comportamentais, a principal mensagem que deve ficar é a de que o tratamento é pra vida toda, já que estamos diante de uma condição crônica e “sem cura”.
Controlar a obesidade é um grande desafio, tanto quanto desmistificar os preconceitos relacionados a ela e ao seu tratamento.
Serviço:
Dr. André Fuck atende na Clínica Invida - R. Barão do Rio Branco, 1443 - Centro, Campo Largo
Telefones: (41) 3032-1217 / (41) 3026-0161