Image

Gastronomia italiana tem raízes em Campo Largo

Com a falta da tradicional Semana Italiana, empresas locais oferecem grande variedade e muito sabor para degustar pratos típicos

Data
29 de Julho de 2021

|Heloísa Negrão|

A culinária italiana é rica em sabor e bastante valorizada em Campo Largo, onde há muitas famílias descendentes de italianos. Tanto que tradicionalmente era realizada a Semana Italiana, no Ginásio do Polentão, mas que com a pandemia deixou de acontecer. Não só para apreciar as comidas típicas, mas também valorizar a cultura como um todo. Para relembrar aquele cheirinho de pizza, polenta, do risoto, das massas frescas e de um bom vinho, empresas locais são uma ótima pedida ainda mais nestes dias frios.

“A Semana Italiana era uma junção de coisas boas: comer uma comida típica, tomar um vinho e reunir toda a família. Trazia muitas memórias boas, até para meus pais que relembravam como era o passado”, conta a médica veterinária Lyana Costa, que ia todos os anos ao evento. 

A Semana Italiana foi criada por imigrantes italianos e poloneses, acontecia todos os anos no Ginásio do Polentão na BR-277, 258 na Rondinha, entre os meses de junho e julho. O evento já teve 30 edições e atualmente está parado por conta da pandemia e pelo salão estar alugado. 

A Lyana sempre participou do evento com toda a sua família: “Quando eu era pequena, eu ajudava a vender docinho com a minha família. Depois eu comecei a participar da dança italiana e nos últimos anos eu me envolvia nas danças das modalidades que fazia no studio”.

A primeira Semana Italiana aconteceu em 1987, sendo que nessa primeira edição estavam celebrando o Centenário da Imigração Italiana em Campo Largo e o cinquentenário da morte do Padre João Morelli - que era bastante ativo na comunidade. O principal motivo de realizar esse evento era manter a tradição italiana e proporcionar aos jovens mais conhecimento sobre a cultura. 

Um dos organizadores do evento, Mario Rogiski, contou que o primeiro evento foi um sucesso, o que levou a dar continuidade nos próximos anos. “Num misto de arte, gastronomia e encontro de amigos,  a Semana Italiana aprimorou-se procurando preservar as tradições legadas pelos antepassados, mas principalmente sendo o grande encontro da família – considerada a melhor semana da cidade”, complementou Mario.
Hoje em dia, muitos campo-larguenses sentem falta do evento, principalmente pelas comidas típicas encontradas no dia. Lyana conta que o que mais sente falta dos tipos de comida típica do evento é a polenta frita e vinho.
A Semana Italiana tinha início no sábado e terminava na sexta-feira seguinte, com uma programação bem típica. Tendo início com a celebração da Missa em italiano, no domingo um café colonial e cada noite da semana era servido um prato italiano: risoto, pizza, sopa, polenta, macarrão com muitas danças e música. 
Newton Schultz, coordenador do Ginásio Polentão contou: “A Semana Italiana era uma forma de manter a tradição italiana ativa na cidade. Infelizmente tivemos que parar, mas foi de muito sucesso”.
O evento era muito mais do que relembrar a cultura, mas uma forma de ver os amigos, familiares, acompanhado de uma boa comida:  “O que eu mais sinto falta é reunir meus amigos e familiares. Era uma forma de eu reviver minha cultura”, complementa a médica veterinária.