Image

Cedac promove Ortodontia Preventiva

Julho Laranja traz a importância da Ortodontia Preventiva, especialmente voltada às crianças e pré-adolescentes, para sorriso bonito e saudável desde a infância

Data
07 de Julho de 2023

Informe Publicitário

Mais do que prejuízos estéticos, dentes e mordida tortos - que não se encaixam corretamente - podem causar impacto em todo o corpo, inclusive causando danos precoces à saúde bucal, como deterioração, doenças periodontais e estresse adicional aos músculos da mastigação. Pode levar a dores de cabeça, síndromes da ATM (DTM – Disfunção da Articulação Temporo-mandibular) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
Para conscientizar a população sobre a importância da atenção à saúde bucal, a Cedac traz a campanha Julho Laranja, visando a Ortodontia, que é uma ferramenta essencial para manter a saúde equilibrada. No Cedac, o experiente ortodontista Dr. Luiz Karwowski Junior (CRO 10.981) trabalha em duas grandes áreas, que envolvem a Ortodontia Preventiva e a Ortodontia Interceptativa.

Ortodontia Preventiva

Feita em idade precoce - a partir dos 04 anos em determinados casos -, a Ortodontia Preventiva prevê os procedimentos necessários justamente para prevenir uma má oclusão, podendo estes serem feitos na dentição decídua – popularmente chamados de dentes de leite – ou mista (decíduos e permanentes).

Entre estes procedimentos, Dr. Luiz destaca a disjunção palatina, que engloba a expansão da arcada superior (palato), sendo essa técnica usada principalmente em crianças com problemas respiratórios, com falta de espaço para a troca dos dentes permanentes, e com ou sem mordida cruzada.

“Crianças com problemas respiratórios tendem a ficar com a arcada superior estreita, o que pode originar a mordida cruzada, que é a inversão de encaixe dos dentes superiores e inferiores. A respiração e a alimentação de uma criança são dois fatores que podem influenciar muito no desenvolvimento dos maxilares e dos dentes. A respiração correta deve ser feita pelo nariz e quando isso não acontece, o que pode envolver vários fatores, tende a agravar mais ainda o problema respiratório. Em geral, o problema respiratório pode causar um menor desenvolvimento do maxilar superior (atresia), o que pode ser corrigido com a disjunção palatina”, explica.

Segue esclarecendo ainda que na Ortopedia Funcional, ainda dentro da Ortodontia Preventiva, são utilizados aparelhos móveis ou resinas coladas diretamente nos dentes para alterar o posicionamento dos maxilares que estão de forma inadequada.

Ortodontia Interceptativa

Buscando corrigir uma situação anormal já existente, a Ortodontia Interceptativa irá restabelecer a posição correta dos dentes do paciente, onde serão utilizados aparelhos fixos, com os famosos braquetes, podendo ser eles metálicos – mais tradicionais – ou ainda a Cedac oferece a opção de alinhadores invisíveis, explica Dr. Luiz.

Nesta linha de tratamento interceptativa são utilizadas quatro técnicas, sendo a primeira a Terapia Bioprogressiva de Ricketts, considerada umas das técnicas mais biocompatíveis e que menos extrai dentes, permitindo o início do tratamento antes de terminar a troca dos dentes decíduos (de leite) pelos permanentes (dentição mista). “Em crianças, as primeiras avaliações podem ser feitas a partir dos 04 anos, principalmente se a criança apresentar problemas respiratórios”, pontua Dr. Luiz.

Dr. Luiz trabalha com os Alinhadores invisíveis (Invisalign Doctor), bastante procurados no momento pelos pacientes. As placas transparentes termoplásticas feitas de EVA (Acetato de vinilo-etileno), realizam a movimentação ortodôntica dos dentes com mais eficiência e mais rápido que os aparelhos com braquetes, além de trazer um conforto estético ao paciente.

Também possui a Multiloop Edgewise Arch Wire (MEAW), para a correção de mordidas abertas anteriores, e a Gummetal Edgewise Arch Wire (GEAW), em que a Cedac utiliza fio (arco) especial desenvolvido pela Toyota e Morita Corporation chamado Gummetal, proporcionando efeitos suaves e contínuos nos tratamentos, diminuindo a pressão dos arcos e facilitando a higiene dos pacientes.

Demais atendimentos

Além dos tratamentos ortodônticos, Dr. Luiz também atende pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular – DTM, mais comum em pessoas com ansiedade e estresse aumentado, bem como o atendimento a pacientes com Síndrome da Apneia e Hipoapneia Obstrutiva do Sono – SAHOS.

Serviço: A Cedac atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Está localizada na Rua Xavier da Silva, nº 1591, no Centro. Agende seu horário pelo WhatsApp (41) 99701-1762. Mais informações pelo (41) 3032-3074.