Image

Caminhada em prol de conscientização do autismo

A caminhada em prol da conscientização do autismo, também em alusão à campanha Abril Azul, e reuniu cerca de 100 pessoas

Data
11 de Abril de 2024

Foi realizado no último sábado (06) a já tradicional caminhada em prol da conscientização do autismo, também em alusão à campanha Abril Azul, e reuniu cerca de 100 pessoas, que caminharam da Praça Getúlio Vargas até a Praça Attílio de Almeida Barbosa – Praça da Matriz. 

O evento foi organizado por Heloize Kaminski, Silvia Colodel e Cristina Iarek, e contou com a presença de autoridades e do professor de capoeira Idelci Junior, o Chumbinho, que tocou berimbau, chamando atenção por onde o grupo passou e distribuiu folhetos informativos. 

“A caminhada foi emocionante. Todos ao redor paravam para olhar, aceitavam os folders e ficaram curiosos pra ver do que se tratava aquelas pessoas com faixas e balões. Quando parávamos o trânsito nas faixas de pedestres, os carros não reagiram de forma negativa, pelo contrário, esperaram todos passarem e saíssemos. Senti que a caminhada foi bem positiva”, retrata Heloize.

Ela explica ainda que a caminhada é importante porque representa um movimento de conscientização e sensibilização da comunidade sobre um transtorno que ainda é cercado por desconhecimento e estigmas. “Esse evento promove a visibilidade sobre o autismo e com a informação através dos folders estimula a empatia e compreensão das pessoas dentro do espectro. O TEA não é raro, ele está presente em nossas vidas. Acredito que uma cidade mais consciente sobre a causa torna uma cidade mais inclusiva e acolhedora”, finaliza.