Image

Tratamentos eficazes para infertilidade masculina

Infertilidade é definida como a incapacidade de um casal em conseguir uma gravidez espontânea no período de 1 ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Médico explica como a condição atinge homens

Data
08 de Agosto de 2019

|INFORME PUBLICITÁRIO|

Infertilidade é definida como a incapacidade de um casal em conseguir uma gravidez espontânea no período de 1 ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Este tempo pode parecer muito longo, mas é importante para estratificarmos quem de fato possui infertilidade comprovada. Ao redor de 15% dos casais se encaixam nesta definição. Dentre estes casais, existem os que possuem infertilidade de causa feminina e de causa masculina. 

A fertilidade masculina pode estar alterada por inúmeros fatores como aumento da temperatura escrotal, distúrbios endócrinos, alterações genéticas, fatores imunológicos, tumores e infecções genitais. O diagnóstico consiste em uma avaliação das principais causas e também da fertilidade da parceira. Contudo, é a análise do sêmen através do espermograma que pode fornecer dados importantes sobre a qualidade dos espermatozóides. A dosagem hormonal é outra ferramenta importante durante a avaliação de casos de infertilidade. Além disto, exames de imagem ajudam a definir alterações morfológicas do testículo e do cordão espermático.

A varicocele é uma anormalidade relativamente comum e é considerada uma causa frequente da infertilidade ou subfertilidade masculina. É uma condição que aumenta a temperatura testicular e diminui a qualidade dos espermatozoides. O diagnóstico pode ser clínico e a ecografia da bolsa escrotal com doppler confirma a anomalia.

A evidência científica atual mostra que o tratamento microcirúrgico da varicocele é o método mais eficaz e com menor taxa de complicação dentre os outros vários métodos de tratamento. Trata-se de uma cirurgia feita com microscópio em que é feito o tratamento das veias dilatadas e a preservação das artérias que irrigam o testículo. É feito um seguimento pós operatório com análises do sêmen seriadas para avaliar o sucesso da cirurgia.

Contato: Clínica Invida - R. Barão do Rio Branco, 1443 - Centro - Fone:  (41) 3032-1217 | Clínica Sêni - Rua Domingos Cordeiro, 735 - Centro - Fone : 3032-3850