Image

Depressão e ansiedade devem ser tratados

Sintomas de depressão e ansiedade podem englobar falta de interesse e irritabilidade. Essas doenças precisam ser tratadas para uma melhor qualidade de vida do paciente

Data
11 de Abril de 2019

|Informe Publicitário|

Baixa autoestima, sentir-se culpado e inútil, falta de interesse e de concentração, irritabilidade, cansaço, insônia ou sonolência, perda ou aumento do apetite, desinteresse sexual, isolamento social, tristeza e falta de prazer em atividades que antes o indivíduo apreciava. Esses podem ser sintomas de depressão e as causas são variadas. Quanto antes tratada, melhor o desfecho. 

Depressões não tratadas são sinônimo de perda de qualidade de vida, conforme explica a médica psiquiatra Sarita Evelyn Silva (CRM-PR 29051/RQE24842). “O objetivo do tratamento é o restabelecimento completo do indivíduo, com o retorno do interesse, das atividades sociais, da alegria, do sono e regulação do apetite”, enfatiza.

A depressão é a segunda doença crônica não-transmissível atualmente, perdendo apenas para a hipertensão arterial, segundo dados do IBGE de 2013. “O medo, a tensão, os pensamentos negativos, a dor muscular podem ser manifestações de ansiedade. O indivíduo apresenta-se vigilante, com dificuldade de desfrutar do momento presente, prevendo acontecimentos ruins e evitando-os a qualquer custo, mesmo que isso signifique evitar viagens, festas, com grande prejuízo social”, esclarece.

O psiquiatra é o profissional médico capacitado para diagnosticar e tratar a depressão, a ansiedade, os aspectos de personalidade que prejudicam as relações do indivíduo com os que o cercam, os traumas, e também as dependências químicas e outros transtornos.

Dra. Sarita atende na Clínica Invida - Rua Barão do Rio Branco, nº 1443, Centro, próximo à Pista de Skate. Telefone: (41) 3032-1217 I 3032-1219.