Image

Dor nos joelhos tem sido uma queixa muito comum

Por isso, é tão importante uma avaliação profissional que irá refletir em uma melhor qualidade de vida como um todo, poder praticar atividade física realmente de forma saudável e prevenir problemas futuros que podem trazer muitos prejuízos. Confira as explicações do ortopedista Ricardo Moro e do fisioterapeuta Murilo Quimelli

Data
09 de Abril de 2019

|Informe Publicitário|

A dor no joelho é um dos primeiros sintomas para quem pratica atividade física de forma intensa ou sem preparo adequado. Mas muitas vezes é o joelho que sofre em decorrência de problemas em outras partes do corpo, como quadril, como também pelo desequilíbrio muscular e a falta de alongamento. Por isso, é tão importante uma avaliação profissional que irá refletir em uma melhor qualidade de vida como um todo, poder praticar atividade física realmente de forma saudável e prevenir problemas futuros que podem trazer muitos prejuízos. 

O ortopedista Ricardo Moro (CRM 20.637) e o fisioterapeuta Murilo Quimelli (Crefito 31.894), explicam que com a popularização dos esportes, como a corrida, por exemplo, têm percebido um aumento nas lesões ortopédicas, as quais muitas vezes podem ser evitadas com avaliações prévias. É muito comum pessoas sem preparo físico adequado iniciarem uma prática de atividade física intensa e logo se lesionam. Um profissional da área consegue direcionar qual o esporte mais indicado para cada perfil de pessoa, de acordo com sua estrutura corporal, como também trabalhar de maneira específica o fortalecimento de partes importantes do corpo que vão manter tudo funcionando em equilíbrio, sem sobrecarregar.

Eles orientam que as pessoas prestem mais atenção aos sinais de pequenos desconfortos nas articulações, pois é normal que inconscientemente o corpo se adapte a essa nova condição, causando lesões, sendo as mais comuns em joelho, ombro, coluna, quadril e tornozelo. “Mas a articulação mais acometida no esporte é o joelho, por lesões diretas como traumas ou por compensações, como perda de mobilidade do quadril e tornozelo ou falta de força dessas articulações”, detalha Murilo. A partir disso, e com movimentos repetitivos por longos períodos e alta intensidade, podem surgir as bursites, tendinites, lesões de menisco, lesão de cartilagem, fascites, síndrome trato iliotibial e síndrome femoropatelar.

Dentre as lesões, uma das mais comuns é a Síndrome Femoropatelar ou Dor Anterior de Joelho (DAJ). Geralmente é caracterizada pelo desequilíbrio da rótula ou patela, nos movimentos de dobrar e esticar o joelho, perceptível às vezes por um estalo ao movimento, não necessariamente ocorre a dor inicialmente. Em atividades de corrida, andar de bicicleta, subir e descer escadas, até mesmo a permanência sentada pode gerar dor e sensações de bloqueio e joelho instável podem ocorrer também. “Ao perceber estas situações acompanhadas pela dor, é característica de um comprometimento mais grave geralmente associado à lesão de cartilagem. Embora a grande incidência seja em praticantes de atividades físicas como corrida, e em mulheres, pode ocorrer em sedentários também”, explica o fisioterapeuta.

Em conjunto, Dr. Ricardo e Murilo realizam um trabalho bem especializado para que as pessoas evitem lesões que em pouco tempo podem trazer muitos danos à qualidade de vida do mesmo, como também conseguem trabalhar com melhor rendimento na prática esportiva. O trabalho de Fisioterapia hoje vai muito além dos tradicionais e conhecidos “choquinhos”, trata-se de um realinhamento postural, com fortalecimento bem específico de acordo com o movimento de cada parte do corpo, aliado ao acompanhamento e olhar atencioso do ortopedista. 

 

Clínica de Ortopedia Campo Largo

R. Generoso Marques, 1789 - Centro

www.drricardomoro.com.br I Fone: (41) 3292-6375

 

Clínica de Fisioterapia 

IFO - Instituto de Fisioterapia Ortopédica

R. Generoso Marques, 1789 - Sala 2 - Centro

www.ifofisioterapiacampolargo.com.br

Fone: (41) 3032-7374