Image

É imprescindível a realização de exames

Além de não fazerem consultas e exames preventivos, os homens têm vários comportamentos de risco, que aumentam casos de morte.

Data
18 de Novembro de 2016

Autor
Biolag

Os homens são conhecidos por darem menos atenção à saúde e fazerem menos consultas médicas e exames preventivos. Esta talvez seja a principal razão pelo risco aumentado de morte no sexo masculino. Os homens vivem em média sete anos menos do que as mulheres. O preconceito e a falta de tempo ainda são as causas apresentadas pelos homens para esta ausência de cuidado com a sua saúde. Além de não fazerem consultas e exames preventivos – que são essenciais para evitarmos as doenças ou detectá-las em estágios iniciais, mais fáceis de serem controladas, os homens têm vários comportamentos de risco, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Além disto estão mais expostos ao risco de mortes por causas externas (acidentes, violência) do que as mulheres. Sendo assim, é importante que os homens sejam estimulados para a prevenção de doenças e para realizarem exames periódicos de saúde, ao menos: 
- medir a pressão arterial uma vez ao ano;
- dosagem de colesterol, triglicerídeos, glicemia em jejum e creatinina aos 25 anos de idade. Se normais podem ser repetidos em cinco anos;
- PSA e toque retal após os 40 anos que devem ser repetidos ao menos a cada 2 anos para detecção precoce do câncer de próstata;
- pesquisa de sangue oculto nas fezes ou colonoscopia após 50 anos para detecção precoce de câncer do intestino. 

É importante também adotar dieta saudável com menor consumo de açúcares, sal, gorduras e frituras, carne vermelha e álcool e maior consumo de frutas, legumes e verduras, além de fazer atividade física no mínimo 30 minutos diários de caminhada. Lembre-se que hábitos de vida saudáveis na infância e juventude e exames preventivos é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Previna-se contra o câncer de próstata!

Biolag: confiança da nossa família para a sua! www.biolag.com.br