Image

Dermatologista orienta sobre exposição ao Sol

Neste mês de dezembro, mês de prevenção ao câncer de pele, a dermatologista Dra. Mayara Pangracio alerta sobre os cuidados com a exposição ao sol, que é um dos maiores fatores do envelhecimento precoce e do câncer de pele.

Data
21 de Dezembro de 2017

Ouve-se muito a orientação de evitar a exposição ao sol entre as 10h e 16 horas, mas poucos sabem que a radiação UVA, aquela que causa o envelhecimento da pele, tem a mesma incidência durante o dia inteiro. Por isso, a dermatologista Dra. Mayara Pangracio orienta que o cuidado com a exposição solar deve acontecer o tempo todo.

Ela comenta que é comum os pacientes relatarem passar filtro solar apenas pela manhã, esquecendo de reaplicar durante o resto do dia, o que também é prejudicial. A durabilidade do filtro é de cerca de três horas, ou até menor em caso de suor excessivo. A Dra. Mayara também alerta para outra situação importante, que o filtro deve ser aplicado em todas as áreas expostas, não apenas no rosto. “As pessoas passam o protetor no rosto, mas não passam no colo, pescoço, braços e mãos, que são bastante expostas. Na orelha também é sempre importante lembrar de passar”, orienta.

Existem casos de pessoas que não têm manchas no rosto, porém o pescoço apresenta atrofia com flacidez e manchas, por exemplo, como também coloração diferente, justamente por não passar o protetor. A falta do filtro solar também causa vasinhos, sardas, melanose solar e  melasma.

Tratamento

Existem diversas opções de tratamentos para esses problemas causadas pelo sol, dependendo de cada caso. A dermatologista detalha que podem ser realizados procedimentos no próprio consultório, como a Luz Pulsada, Peeling superficial a médio, Indução Percutânea de Colágeno com Microagulhas (IPCA), entre outros, além de tratamentos caseiros, feitos com o uso de ácidos sob indicação médica.

Além destes, para a manutenção de uma pele saudável e prevenção do envelhecimento, podem ser realizados Preenchimento, Botox, Laser Fracionado Ablativo e outros, sendo a realização indicada em épocas em que não haverá muita exposição ao sol.

Fator de proteção

A Dra. Mayara afirma que não é verdade que protetores com fator acima de 30 são todos iguais. Ela argumenta que o produto precisa ter proteção UVA e UVB, sendo o número apresentado na embalagem (FPS) referente à proteção UVB, enquanto a proteção UVA acaba sendo em proporção menor. Por isso, quanto maior o fator de proteção UVB, maior será o fator de proteção UVA. É importante sempre estar atento aos rótulos dos produtos.

Além disso, o fator de proteção também varia de acordo com o tipo de pele, por exemplo, peles mais claras e com sardas se queimam mais facilmente. Outra dica importante é que o fator mínimo de proteção é de 30, mas para áreas mais sensíveis, como rosto, é interessante escolher um fator maior e que prolongue a duração do efeito.

Câncer de pele

O índice de radiação UVB, que é maior no horário das 10h às 16h, é o que causa o câncer de pele e queimadura solar. A dermatologista também aconselha o uso de chapéu e roupas com proteção, além de afirmar que a exposição ao sol deve acontecer após meia hora da aplicação do filtro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, há 176 mil novos casos de câncer de pele no Brasil por ano e em alguns casos a pessoa pode vir a óbito. “A doença pode ser bem grave, por isso é importante ir ao dermatologista uma vez ao ano para analisar todas as pintas, assim como vão ao clínico geral ou as mulheres ao ginecologista, para consultas de rotina. Quanto antes diagnosticar, maior chance de cura. Também é possível tirar pintas antes de dar problema”, explica Dra. Mayara.

Devido ao grande número de casos, dezembro passou a ser intitulado “Dezembro Laranja”, o mês de prevenção ao câncer de pele - uma campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Dra. Mayara Pangracio - CRM:36050, RQE:20753 | Médica Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Informações pelo telefone (41) 3292-9959 | facebook.com/DraMayaraPangracio | @DraMayaraPangracio | Rua Desembargador Clotário Portugal, 644, sala 7.