Por: Caroline Paulart
Inaugurado em julho de 2023, o restaurante campo-larguense Varanda Gourmet vem se destacando no cenário gastronômico paranaense. Neste ano, conquistou o título estadual do prêmio “O Quilo É Nosso”, concurso promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que valoriza o tradicional segmento de comida a quilo, presente no cotidiano de milhões de brasileiros.
A proprietária, Amanda Simeão, conta que o restaurante participa do concurso desde 2023, que exige a criação e apresentação de um prato especial no buffet por pelo menos 15 dias.
“Na primeira vez que participamos, tínhamos apenas quatro meses de casa aberta. Foi desafiador, mas chegamos à final da etapa paranaense e ficamos em segundo lugar com um prato à base de salmão. No ano seguinte, apresentamos uma lasanha de cordeiro, mas enfrentamos alguns imprevistos e novamente ficamos com o segundo lugar. Este ano, tudo foi diferente, pois apostamos em um prato especial e conquistamos o título, fruto de um trabalho de muita dedicação da equipe”, relata.
O prato vencedor foi o filé de tilápia defumada na pit smoker, com crosta de parmesão e aligot de pupunha e foi um dos mais votados pelo público. Na etapa regional, o Varanda Gourmet disputou com restaurantes de Curitiba e Região Metropolitana, avançando depois para a fase com representantes de Ponta Grossa e Pato Branco.
Com o prêmio estadual, a equipe agora se prepara para representar o Paraná na etapa nacional, que acontece em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi. Serão 16 restaurantes de todo o país competindo pelo título nacional e o júri, composto por especialistas em gastronomia, só será revelado no dia da disputa.
Amanda destaca que o prato paranaense leva consigo mais do que sabor, mas carrega histórias e parcerias locais. “Utilizamos ingredientes de produtores da região, como a tilápia de Araucária, o palmito de uma família de Morretes e o queijo de Mandirituba. Além de valorizar o pequeno produtor, isso reduz o impacto ambiental e fortalece a sustentabilidade, algo em que acreditamos muito. Temos ainda um defumador próprio no restaurante, o que torna a experiência ainda mais autêntica”, explica.
Campo-larguense, Amanda diz sentir orgulho de representar sua cidade. “Sempre quis oferecer o melhor para Campo Largo, com um olhar inovador e consciente. O Varanda Gourmet hoje é reconhecido por essa proposta: um ambiente familiar, de qualidade, que cresce junto com a cidade. Agradeço aos clientes que confiam e apoiam nosso trabalho — são parte essencial dessa conquista”, conclui.


