Image

Como aumentar o metabolismo?

Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos entender o que é metabolismo.

Data
15 de Agosto de 2017

Anunciante
Dr. André Fuck

Autor
Dr. André Ricardo Fuck

O metabolismo humano é a soma das funções de anabolismo (síntese e crescimento celular) e catabolismo (degradação de matéria orgânica com liberação de energia). Nosso organismo funciona 24 horas por dia durante todos os dias de nossas vidas, gastando calorias o tempo todo para desempenhar suas funções vitais e tentar manter-se em equilíbrio. Nesse contexto, o que nos interessa é saber como gastar mais energia através do aumento da nossa taxa metabólica para conseguir perder peso e também manter o peso perdido. Para isso, é importante que possamos ativar vias de catabolismo do tecido adiposo (gorduras) e manter em equilíbrio o anabolismo e catabolismo muscular (manutenção de massa magra). Mas devemos ter em mente que o metabolismo é individual e sofre influências de inúmeros fatores.

Sendo assim, podemos aumentar nosso metabolismo de inúmeras formas, atuando de maneira ativa no nosso estilo de vida. Ao lado estão enumeradas algumas dicas:

Atividade física aeróbica: importante forma de ativar vias de queima de gorduras, principalmente quando feita com intensidade moderada ou alta, como treinos de corrida e HIIT, por exemplo. Podemos incluir aqui as atividades físicas não programadas, como subir escadas em casa ou no trabalho e aumentar o quanto caminhamos no dia-a-dia, de forma voluntária.

Atividade física anaeróbica: além de gastar energias, promove anabolismo muscular com aumento da massa magra e, consequentemente, da taxa metabólica basal;

Termogênicos: apresentam um discreto aumento no metabolismo por algumas horas, principalmente se consumidos antes da prática de exercícios. Não apresentam, por si só, capacidade de redução efetiva de peso, mas podem melhorar o rendimento físico que, daí sim, auxilia no emagrecimento. Os mais comuns são à base de cafeína e morosil. Canela, gengibre, pimenta e chá verde também possuem propriedades termogênicas. Muito cuidado com os compostos importados, pois podem conter substâncias proibidas e com comprovado risco à saúde.

Alimentação funcional: escolher alimentos naturais, integrais, complexos, sem processo de refinamento ou industrialização. Aumentar a frequência das refeições e não pular o café da manhã auxiliam também no aumento do gasto energético pela termogênese alimentar.

Sono: dormir bem definitivamente auxilia no emagrecimento, na melhora do metabolismo e da qualidade de vida como um todo.

Evite o conforto térmico: O ambiente termoneutro, ou climatizado, evita que nosso corpo precise produzir calor e gastar energia para manter sua temperatura. Evite estar sempre muito “confortável” com a temperatura do ambiente.

Além dessas dicas, podemos atuar de outras maneiras para melhorar nossa taxa metabólica ou até mesmo evitar que nosso metabolismo fique mais lento. Uma abordagem multidisciplinar, especialmente com acompanhamento médico, de educador físico e nutricionista auxilia e muito para uma boa avaliação, definição de metas e direcionamento geral. Mais informações pelos telefones (41) 3292-2846 ou 3032-4012.