• Home
  • Geral
  • Check-up cardiológico antes de atividade física
Image

Check-up cardiológico antes de atividade física

Avaliação Médica e Check-up são orientações que devem ser individualizadas e personalizadas, necessárias antes de iniciar atividade física. Pode reduzir riscos cardiovasculares, lesões musculares e ortopédicas

Data
11 de Abril de 2019

|Informe Publicitário|

Avaliação Médica e Check-up são orientações que devem ser individualizadas e personalizadas, necessárias antes de iniciar atividade física. Reduz riscos cardiovasculares, lesões musculares e ortopédicas, por isso realizar um diagnóstico prévio e seguro é essencial para quem vai praticar ou já pratica atividade física regular ou eventual. 

“Principalmente indivíduos com fatores de riscos familiares, sedentários, hipertensos, com alterações do colesterol e triglicerídeos, diabéticos, obesos e fumantes devem fazer avaliação prévia para verificar a condição de risco cardiovascular antes de se expor a riscos de exercícios sem orientações”, alerta o cardiologista Dr. André Luiz Fonseca (CRM 13111).Quando houver indicação, exames laboratoriais, eletrocardiograma e teste ergométrico são solicitados pelo especialista após a avaliação.

A melhora de hábitos, mudança no estilo de vida e cuidados com a saúde com a prática de atividades físicas de forma segura reduzem consideravelmente os riscos de infartos, arritmias ou até situações mais graves. “Esse assunto foi debatido recentemente em Congresso Americano de Cardiologia, com orientações e mudanças significativas na conduta médica frente aos riscos cardiovasculares”, ressalta.

É fundamental se exercitar, estimular a perda de peso e controlar doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Além disso, a atividade física proporciona bem-estar, melhor qualidade de vida, melhora da capacidade de bombeamento do sangue no coração e a circulação coronariana, o que reduz a probabilidade de morte por doenças cardiovasculares, o stress e risco de doenças. “Alguns sintomas devem ser previamente esclarecidos para um diagnóstico seguro. É preciso cuidado com tonturas, dores de cabeça e mal-estar não definidos”, alerta Dr. André.

 

Novidades atualizadas no Congresso Americano de Cardiologia

Dr. André participou do Congresso, realizado em março deste ano, nos Estados Unidos, e diz que as atualizações para condutas ainda são mais assertivas com o paciente. Cada vez mais se fala em estilo de vida saudável como forma de prevenção de doença vascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação. 

Valoriza-se a importância de uma dieta saudável com ingestão de vegetais, frutas, nozes, cereais integrais, proteínas e para minimizar o consumo de gorduras trans, carnes processadas, carboidratos refinados e bebidas açucaradas. A restrição calórica é recomendada para pessoas com excesso de peso e obesidade.

Quanto à atividade física, recomenda-se no mínimo 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos de intensidade alta. Para adultos com diabetes tipo 2, o cuidado com alimentação e exercício são cruciais. Para fumantes, é preciso tentar encontrar a melhor maneira de parar com esse hábito. O cardiologista enfatiza na prevenção das doenças, pois minimiza consideravelmente os riscos e suas consequências.

 

Clínica de Ortopedia Campo Largo

R. Generoso Marques, 1789 - Centro

Fone: (41) 3292-6375    

Amgiscor - Rua Barão do Rio Branco, 1415

Fone: (41) 3392-2004