|INFORME PUBLICITÁRIO|
A vida do seu filho não começa a ser contada quando nasce, mas sim desde o primeiro dia de gestação. Os cuidados devem surgir aí, quando cada célula do corpo está sendo formada e programada, o que impactará diretamente no futuro dele.
Os primeiros 1.000 dias de vida iniciam na gestação e terminam aos 02 anos de idade da criança, conforme explica a Dra. Janaine Marchiori, pediatra da Clínica Seni. Por isso, destaca a importância da alimentação e vida saudável da gestante, o aleitamento materno e correta introdução alimentar. Os anos iniciais são fundamentais para criar os hábitos alimentares na vida desta criança e a especialista enfatiza que esse momento tem que ser prazeroso, nunca uma obrigação.
Para que a mulher se prepare para essa importante missão de ser mãe e se sinta segura para administrar todas as novidades dessa fase, Dra. Janaine orienta que as mulheres tenham o acompanhamento de um profissional especializado desde o início, para atuar na prevenção e orientação.
Amamentação
O aleitamento materno é de extrema importância para o bebê, mas a pediatra comenta que tem que ser um momento bom para o bebê e a mãe. É sempre recomendado amamentar e para isso a mãe tem que estar segura, ter ajuda profissional, ingerir muito líquido e alimentos saudáveis (sem se preocupar com dieta neste momento), como também deixar o bebê sugar em livre demanda. Entre os fatores que atrapalham a amamentação, Dra. Janaine destaca o stress, muito palpite das pessoas próximas, despreparo, sono e oscilação de hormônios. O bebê também pode apresentar mais dificuldade em mamar no seio, entre outros fatores, que precisam de ajuda profissional para conduzir da melhor maneira e tendo sempre como prioridade o crescimento do bebê.
Introdução alimentar
O bebê precisa começar a comer comida após os seis meses, de forma complementar ao aleitamento materno ou fórmula. Nesta fase iniciam muitos erros alimentares, como dar doces, refrigerante e comida com sal.
“É o período de apresentar os alimentos para a criança, quando ela descobre novos sabores, texturas. A forma de preparo é bem importante, como também a variedade de alimentos saudáveis. Sem dar bolacha e sem farinhas. O leite permanece sendo principal fonte da criança até 01 ano”, orienta a pediatra.
O líquido não deve ser apenas o leite, mas deve-se oferecer água ao bebê para iniciar esse hábito. Com criança é fundamental ter rotina e levar em consideração a qualidade da comida e não a quantidade. “Não se deve forçar a alimentação, tem que ser um momento prazeroso para a criança, não pode ter insistências, intolerância, obrigação. Tem que ser porque ela está com vontade. Quanto mais insiste, mais negativo o momento e vem a seletividade e recusa”, esclarece.
A Clínica Sêni
Na Clínica Sêni disponibilizam atendimento às gestantes para preparo das mamas a fim de evitar rachaduras pós-parto, ensinamento aos primeiros cuidados com o bebê, primeiros socorros emergenciais ao bebê e atendimento pós-parto com auxílio à amamentação.