Frases como “não tenho tempo” ou “não dá tempo de fazer nada” são muito comuns quando as mulheres se tornam mães. Mas, na verdade, é preciso tentar inverter esse jogo e aprender a criar esse tempo. Isso vem com uma maior organização, já que a desorganização é um desperdício do valioso tempo. Para isso, é preciso ter planejamento, definir prioridades e mãos à obra, como orienta Fátima Aline Michalski, coaching Financeira e de Gestão.
“É importante essa divisão do tempo que temos e focar no que será feito para poder render, precisamos ser muito produtivas. Não podemos nos enrolar. Vemos que as profissionais mães tentam render ao máximo no trabalho e isso é bom para a empresa. Às vezes ela tem um compromisso com o filho e precisa sair antes do trabalho, mas foca para dar conta do serviço que precisa realizar”, explica Fátima.
Ao invés de se negarem a contratar mulheres porque terão filhos e podem vir a faltar no trabalho, Fátima afirma que na verdade é algo a se valorizar pelas empresas. Quando se torna mãe, a mulher também se torna mais humana, seu modo de ver o mundo muda também. “Uma mulher líder em uma empresa entende muito bem os homens e as mulheres, tem mais sensibilidade”, diz. O preconceito ainda existe, mas sendo valorizada a mulher se esforça ainda mais e apresenta resultados ainda melhores.
Para a coaching, o ideal é que a mulher trabalhe até cinco ou seis horas por dia para poder se dedicar a suas outras tarefas também. Também não pode esquecer de se hidratar e se alimentar bem para aguentar a rotina e nunca deixar de lado os cuidados com beleza.
Com tantas atribuições como mãe, a vida social vai mudar e as pessoas precisam entender. Tudo é questão de fases e prioridades. É imprescindível, ainda, o apoio do pai, não só para dividir as tarefas, mas como um parceiro para entender toda a mudança na vida da esposa. Principalmente tem que se evitar a pressão e cobrança para cima dela, porque ela já faz isso naturalmente sozinha e pode vir, até mesmo, a desenvolver uma depressão, ou criar uma falta de harmonia em casa. Saber delegar, planejar para facilitar o dia a dia e criar uma rotina de forma saudável trazem resultados positivos para os filhos e toda a família.
A coaching realiza um trabalho de orientação, planejamento e gestão com empresas e também diretamente com pessoas, para focar em resultados. Fátima é coaching, contadora e especialista em Finanças e Gestão de Pessoas. Mais informações pelo telefone (41) 99104-4976.
[INFORMATIVO PUBLICITÁRIO]