O programa Nota Paraná trouxe diversas facilidades ao consumidor. Além da devolução de parte do imposto, é possível buscar o menor preço dos produtos, participar de sorteios e ajudar instituições de caridade, programa que teve início em março do ano passado.
Em Campo Largo é possível contribuir com a doação de notas para o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Sociedade Protetora dos Animais, Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo (ADFCL) e a Escola de Integração e Recuperação da Criança Excepcional (E.R.C.E), que possuem pontos de doação espalhados pela cidade.
O Hospital Pequeno Príncipe possui 46 pontos de arrecadação de notas. Por ser um hospital de grande porte e abrangência nacional, recebe muitas crianças para tratamento médico e há muitas crianças campo-larguenses que realizam tratamento lá no hospital, como o Cauã Marcon Lopes, que trata de uma Leucemia Linfoide Aguda, desde fevereiro de 2016.
A arrecadação em Campo Largo é encabeçada pelos pais do menino Anderson Paulart Junior, que tratou durante sete anos no hospital a Leucemia, mas acabou falecendo em dezembro de 2015. O dinheiro arrecadado pelas doações das notas é destinado à manutenção do hospital de forma geral, compra ou conserto de equipamentos médicos, auxílio na compra de alimentos para refeições, mamadeiras e dietas enterais, lavagem de roupa, compra de itens de materiais hospitalares e medicação.
Outra instituição que também recebe doação de notas é a Erce. Eles possuem cerca de nove pontos espalhados pela cidade e arrecadam em média seis mil notas por mês. A instituição conta que quase todos os dias chegam pessoas para doar as notas pessoalmente. O dinheiro que tem origem das doações de notas é empregado no pagamento dos médicos que atuam na escola, complemento de lanche e manutenção em geral. “O dinheiro traz uma grande ajuda à instituição, pois geralmente recebemos verbas já com destino certo para a aplicação. Com esse dinheiro em caixa é possível realizar melhorias onde há necessidade”, ressalta a escola.
A Associação dos Deficientes Físicos de Campo Largo (ADFCL) recebe doações de notas. Espalhadas em 19 pontos na cidade, a instituição já conseguiu investir na compra de camas, cadeiras de rodas e andadores, além de apoiar a participação de paratletas campo-larguenses em campeonatos e disputas. “Pedimos que as pessoas continuem contribuindo, independente do valor, pois conseguimos participar dos sorteios que são realizados todos os meses”, explica a ADFCL.
Em busca de uma melhoria na vida dos animais, a Sociedade Protetora dos Animais espalhou pela cidade 15 potinhos para coleta das notas fiscais. São arrecadadas em torno de 25 mil notas por mês e o dinheiro é investido no pagamento de consultas e na castração, que é gratuita. É possível beneficiar por volta de 40 animais por mês. “Sintam-se convidados para conhecer o trabalho da Sociedade. Hoje está mais fácil fazer a doação das notas, até mesmo pelo aplicativo do celular é possível doar. Nós precisamos dessa ajuda, pois não recebemos auxílio de ninguém”, diz a Sociedade.
Como doar?
O cidadão é livre para escolher à qual instituição quer fazer a doação das notas, podendo realizar inclusive diretamente pelo site e aplicativo do Nota Paraná. As notas têm validade de 30 dias após a data da compra. Para fazer a doação só são válidas notas sem o CPF. Parte do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é então destinado às instituições.