Image

IR para ampliar seu potencial de financiamento

Imposto de Renda pode ser usado como comprovação de renda em financiamento de imóveis

Data
17 de Marco de 2023

Anunciante
Clarim Imóveis

Autor
Clarim Imóveis

Quem quer realizar o sonho da casa própria deve ficar atento a algo bem importante: teve início nesta quarta-feira (15) a declaração do imposto de renda. Isso porque a declaração pode ser utilizada como uma comprovação da renda, o que influencia diretamente no montante que pode ser financiado para a compra de um imóvel – seja ele usado ou novo (na planta).

Quem trabalha no regime CLT utiliza o próprio holerite para comprovação da renda. Já profissionais autônomos, que trabalham como MEIs ou mesmo em outro regime PJ, acabam tendo que recorrer a outras maneiras de fazer a comprovação. E é aí que entra o imposto de renda.

Avelina Digsasz, coordenadora de Vendas na Clarim Imóveis, explica: “A pessoa pode comprometer até 30% da renda para a compra de um imóvel. Então, mesmo que a parcela do financiamento fique compatível com o ganho real dessa pessoa, caso ela não tenha renda suficiente declarada, o financiamento pode travar.”

A declaração de imposto de rende ajuda justamente nisso. Em outras palavras, você comprova que tem capacidade de assumir aquele financiamento.

Em 2023, o prazo para a declaração é de 15 de março até 31 de maio. Então, apesar da bocada do leão, essa é a época ideal de se organizar em relação a isso.

Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a Clarim Imóveis. Estamos sempre à disposição para ajudar a realizar o seu sonho!