Image

Realidade virtual

Imagine estar em sua nova casa antes mesmo de a construção começar ou visualizar sua empresa que ainda é algo que você sonha

Data
19 de Dezembro de 2023

Realidade virtual permite pessoas estarem em ambientes ainda nem construídos ou recriar memórias 

Imagine estar em sua nova casa antes mesmo de a construção começar ou visualizar sua empresa que ainda é algo que você sonha. Mas também ter eternizado aquele lugar especial vivido na infância, que já não existe mais, mas que pode ser projetado na realidade virtual. Graças às avançadas tecnologias de realidade virtual, é possível trazer a realidade em que você está inserido diretamente para dentro do projeto arquitetônico. Neste mercado inovador é que os arquitetos Caio Benato e Daniela Boarão têm se destacado, aplicando a realidade virtual nos projetos arquitetônicos e de interiores.

Há três anos, os dois começaram a explorar a realidade virtual como uma ferramenta inovadora para a arquitetura. Com experiência no trabalho com construtoras, se capacitaram ainda mais para vencer os desafios práticos da construção, que podem causar tanta angústia em quem deseja realizar um projeto e não consegue visualizar as etapas de uma obra. Assim, até mesmo conseguem superar as expectativas dos clientes.

Eles usam a realidade virtual para criar ambientes imersivos que capturam a essência da pessoa, traduzem a realidade do local para dentro do projeto. Um dos exemplos que deram foi o projeto de um restaurante panorâmico, em que o cliente já poderia ter todos os ângulos da vista quando estivesse dentro daquele ambiente. Cada projeto se transforma em um reflexo do sonho do cliente, fazendo com que eles se sintam imersos na realidade antes mesmo de a construção começar.

Conhecimento

De forma geral, uma entrevista minuciosa com os clientes permite com que o projeto seja elaborado. Passam a entender a rotina familiar ou empresarial, perfil do cliente, preferências, objetivos, interesses, necessidades, entre outros pontos, que tornam o projeto totalmente personalizado.

No caso de um cliente que gostaria de reviver sua antiga casa, onde tem grandes memórias da infância, as próprias lembranças da pessoa ajudam a redesenhar essa realidade, tornando possível a pessoa reviver como era aquele local.

Comparativo

A tecnologia pode ser aplicar em novos projetos ou em reformas, deixando até mesmo muitos clientes desacreditados quando dentro do ambiente em que estão conseguem apontar o celular e ver exatamente como será a mudança naquele mesmo local, comparando o atual e o que virá a ser. Os clientes não precisam apenas imaginar as mudanças, eles podem vê-las em tempo real, tornando o processo de tomada de decisões mais fácil.

Caio e Daniela conseguem, assim, simplificar todo o processo de aprovação, acompanhamento e registro de projetos. Isso resulta em uma execução mais eficiente e economia de tempo, uma vez que todas as partes interessadas podem visualizar o projeto de forma mais clara e precisa.

 Tudo pelo celular

E não é preciso aqueles óculos para poder visualizar o projeto 360 graus – equipamento disponibilizado no escritório. Pelo próprio celular a pessoa pode ir direcionando para onde quer seguir ver o projeto e tem a total noção de como ficará, com detalhes e se imaginando como será viver naquele espaço.

Concetto Arquitetura e Interiores
R. Rodolfo Castagnoli, 1187C - Centro, Campo Largo
Telefone: (41) 99115-5142
Instagram @concettoarquiteturaeinteriores
www.concettoarq.com.br