Image

Fundação é uma das etapas mais importantes na obra

Construir a casa dos sonhos vai muito além do acabamento ou decoração, ela precisa estar com uma fundação bem feita.

Data
12 de Setembro de 2022

Construir a casa dos sonhos vai muito além do acabamento ou decoração, ela precisa estar com uma fundação bem feita, de acordo com a necessidade do projeto e tipo do terreno para que seja segura, tanto aos moradores, como para as demais pessoas e construções nas proximidades.

O engenheiro civil Claudemir Kuroski explica que será a fundação que irá sustentar o peso e a pressão que a obra exercerá sobre o terreno, por isso é um processo fundamental na obra, que deve ser bem estruturada em qualquer tipo de empreendimento. “Toda construção, seja ela pequena ou mais expressiva, gera um peso sobre o terreno e este deve ser distribuído na fundação para evitar problemas. Quando estudamos para verificar qual tipo de fundação a construção necessita, é necessário realizar uma série de sondagens a respeito do terreno, tipo de solo e de construção a ser feita.”

Ele segue explicando que o projeto da fundação é feito a partir do projeto arquitetônico, quando é verificado o tipo de estrutura e o mais adequado. “Caso a pessoa que esteja construindo pule esta etapa podem aparecer rachaduras, acontecer colapsos, entre outros danos graves à obra”, alerta.

Claudemir pontua que um projeto feito por um engenheiro para a fundação é um valor acessível em relação ao valor total da obra, tendo em vista a necessidade e importância que possui. “Ter o auxílio de um profissional experiente trará segurança para a obra e também economia de maneira geral, desde materiais até mão de obra. Por isso, um engenheiro e um arquiteto responsáveis pela obra se tornam indispensáveis para a estabilidade da mesma”, finaliza.

Tipos de fundações
As fundações rasas ou diretas são aquelas que não necessitam de grandes volumes de escavações. Segundo o site Meu Living, é obrigatório que a base dos componentes da fundação seja escorada em camadas de solo superficiais que tenham uma resistência propícia, sendo indicadas para imóveis de cargas mais leves.

Entre alguns exemplos de fundação rasa ou direta está a sapata isolada e o radier – quando a edificação é construída em cima de uma placa de concreto armada.
Nas fundações profundas são necessárias escavações maiores do solo, o que envolve um maquinário específico e adequado. Nestes casos, os elementos da base da fundação devem ser distribuídos em camadas profundas, assim como também para locais de solos considerados moles, ainda que a construção tenha proporção pequena.

Entre os exemplos estão a estaca cravada profundamente no solo e a hélice contínua, que é um tipo de estaca que consegue perfurar solos em lençol freático.
Lembrando que um profissional habilitado poderá realizar o estudo do solo, topografia do terreno, e indicar qual é o tipo de fundação mais adequada para a obra que se pretende fazer.

Crédito: Caroline Paulart