• Home
  • Geral
  • Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi celebra 50 anos
Image

Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi celebra 50 anos

Os 50 anos de história foram celebrados com festa e estudantes fazem jornal comemorativo

Data
16 de Outubro de 2025

A festa em comemoração aos 50 anos da Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi aconteceu no último sábado (11) e foi um momento histórico para toda a comunidade escolar. O evento teve início com um ato cívico, que contou com a apresentação do grupo Canarinhos de Campo Largo. Em seguida, foram realizadas homenagens aos colaboradores que fizeram parte dessa trajetória de cinco décadas.
A celebração também contou com a presença de várias ex-diretoras, entre elas a professora Maria Basso, primeira diretora da escola em 1975, quando ainda se chamava Grupo Escolar Bom Jesus. Foi ressaltada a importância de cada gestora ao longo dos anos, que contribuíram para o crescimento e o fortalecimento da instituição.
Atualmente, a escola é dirigida pela professora Diana Silva, que vem dando continuidade ao trabalho realizado pelas gestões anteriores. 
A secretária da Cultura, Dorotéa Stoco, marcou presença e colaborou com o evento, assim como os coordenadores da Secretaria da Educação. As famílias e as crianças também tiveram papel essencial na comemoração, com as apresentações preparadas especialmente para este momento. A escola agradece a todos os funcionários, sempre dispostos a colaborar e tornar possíveis os momentos especiais vividos pela comunidade escolar. O encerramento ficou por conta do grupo Sistema Dance – Flashback, que animou o público e encerrou a festa em grande estilo.
Atualmente são aproximadamente 260 estudantes matriculados na instituição, que ficam em período integral na instituição desde 2021. A escola foi a primeira instituição a receber o ensino integral em Campo Largo, sendo considerado projeto-piloto, conforme conta a diretora e se tornou uma referência, o que faz com que a lista de espera seja longa para matrículas.
Para que os estudantes conhecessem mais sobre a história da instituição de ensino que frequentam, do bairro em que moram e da cidade em si, neste ano está sendo executado pela escola o projeto Pertencimento, que tem como objetivo de fazer a criança se sentir pertencente àquele espaço que ela está. 

Jornal para contar a história
Os estudantes de algumas turmas das turmas dos 4º anos construíram um jornal para contar um pouco sobre a história da escola. “Foi um trabalho multidisciplinar, que nós abordamos na Língua Portuguesa a questão formulação de perguntas, como que a gente vai montar o roteiro, tudo isso em conjunto com a turma, em Artes eles pensaram como que poderia ser o jornal, como que podia ser a logo, e a gente engloba Mídias também, quando utilizou o Chat GPT. A parte da gravação do jornal também foi estudada, como que são feitas a parte das entrevistas, tudo isso para compor o vídeo”, relata a professora Nadhine First.
Sobre a resposta dos estudantes à proposta da professora em sala de aula, ela comenta que eles acham tudo muito interessante, principalmente a gravação do vídeo. As demais turmas também trabalharam a história da escola, conhecendo e vendo fotos antigas da escola, realizando pesquisas internas, entre outras atividades.