Após muitos ensaios e dedicação, os alunos da oficina de Teatro do Centro da Juventude estrearão nestes dias 04 e 05 de julho a peça teatral O Auto da Compadecida, sob direção da professora Kelle Bastos. Foram mais de seis meses de preparação, que incluíram além dos ensaios, também a construção dos cenários, vestimentas dos personagens, estudos sobre maquiagem e muito mais.
“O elenco é formado pelos participantes da oficina, que são em sua maioria adolescentes de até 19 anos, embora atendamos pessoas de 12 a 29 anos aqui no Centro da Juventude. Tudo foi pensado em conjunto, desde o ano passado. Paramos só por um curto período do recesso e até a retomada do projeto, então é uma peça que envolve muito trabalho feito por várias mãos, inclusive por pessoas de outras oficinas”, conta Kelle.
Como são apenas dois dias de oficina – que acontecem na quarta e sexta-feira – foi necessário dividir os participantes em grupos menores, que se dedicaram a pesquisas e trabalhos em áreas específicas do teatro, mas sempre sendo norteados pela tomada de decisão do grupo como um todo. “É muito bonito ver a sinergia de trabalho deles, na colaboração e respeito às opiniões diversas. O teatro é um trabalho que só existe em equipe, por isso é imprescindível que eles compreendam isso também. Todos foram muito comprometidos, responsáveis e tudo resultou em um belo espetáculo”, completa.
Foram eles que fizeram os cenários, a partir de MDF e madeiras diversas, cada acessório e vestimenta utilizados durante a peça e até mesmo o layout do cartaz de divulgação e o texto da sinopse.
O evento é gratuito, mas já está com os ingressos esgotados. Deve acontecer nesta sexta-feira (04), às 15h, em uma apresentação mais voltada aos equipamentos públicos, como para o Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco e estudantes de colégios estaduais do município, e no sábado (05) para a população em geral. Em ambos os eventos, a expectativa é lotar a Casa da Cultura.
“O público pode esperar de nossa apresentação um resgate à cultura popular brasileira e nordestina, em um espetáculo com linguagem acessível, além de muita festa, emoção, música e abordagem a críticas sociais e questões humanas”, acrescenta.
Sinopse e ficha técnica
Adaptação da peça “O Auto da Compadecida” é feita a partir da obra do escritor brasileiro Ariano Suassuna, com dramaturgia para esta apresentação escrita por Luan Cordeiro. “Preparem-se para acompanhar as aventuras de João Grilo e Chicó, dois grandes amigos cheios de esperteza, que enfrentam os poderosos com muito bom humor e vivem se metendo em encrencas enquanto tentam sobreviver. Entre risos, emoções, música, confusões e crítica social, a peça mostra a vida de João Grilo e de outros personagens que encontram-se em um inesperado julgamento no céu. Será que, dessa vez, a Compadecida terá compaixão de suas almas? Venha se divertir, se emocionar e descobrir o desfecho dessa história com a gente.”
O elenco é composto dos atores Alyfer Stafim, Babi Matos, Bruna Vilseki, Eric Nascimento, Laís Colombo, Mariana Disanta, Maria Rodrigues, Mel Godoz, Nicole de Paula, Nicole Paiva, Paulo Godoi, Pedro Antonio, Thiago Iarek e Yasmin Litawer, com direção de Kelle Bastos. A orientação de cenografia, sonoplastia, figurino e iluminação são de Valter Junior.
Matéria: Caroline Paulart