• Home
  • Geral
  • Piedade divulga caminho de procissão no dia 19
Image

Piedade divulga caminho de procissão no dia 19

A saída acontecerá pela Rua Centenário, passando pela Rua Vereador João de Oliveira Tigrinho e seguindo então pela XV até a chegada

Data
17 de Junho de 2025

A celebração de Corpus Christi será realizada nesta quinta-feira (19), com missa solene às 9h, que acontece neste ano na Vila Olímpica. Após a celebração, os fiéis seguirão em procissão pelas ruas dos bairros Vila Bancária e Centro em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. O percurso principal será pela Rua XV de Novembro, mas a saída acontecerá pela Rua Centenário, passando pela Rua Vereador João de Oliveira Tigrinho e seguindo então pela XV até a chegada.

Ao longo do trajeto, comunidades e equipes voluntárias montarão altares e tapetes decorativos, conforme orientação da organização. A recomendação é que os cruzamentos não sejam bloqueados, garantindo a passagem de veículos de emergência, por exemplo, e outros.

Neste ano, o tema da celebração será “Jesus Eucarístico: nossa esperança! Eu creio”, que foi proposto pela Arquidiocese de Curitiba.

 

Altares e tapetes

Durante a procissão de Corpus Christi, a Rua XV de Novembro será ornamentada com altares e tapetes confeccionados por capelas e famílias da comunidade.

A Capela São Benedito será responsável pelo altar na saída da Vila Olímpica e também fará o tapete que seguirá deste ponto até próximo ao altar. A Capela Santo Antônio montará seu altar na esquina da Rua XV com a Rua Mauro Portugal e cuidará da confecção do tapete entre as Ruas Mauro Portugal e Joanim Stroparo. A Capela São Pedro e São Paulo organizará o altar na esquina com a Rua Joanim Stroparo e ficará encarregada do tapete até a Subestação de Enologia.

Na sequência, a Capela Nossa Senhora de Fátima montará o altar na esquina da XV com a Rua Subestação de Enologia e fará o tapete até a Rua Manoel Ribas. A Capela Nossa Senhora das Graças montará seu altar na esquina com a Rua Manoel Ribas e será responsável pelo trecho decorado com tapete até a Rua Monsenhor Aloísio Domanski. Já a Capela Nossa Senhora de Lourdes montará seu altar na esquina com a Rua Engenheiro Tourinho e confeccionará o tapete até a esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

O altar na esquina da Rua XV com a Rua Barão do Rio Branco será feito pelas famílias Chemin e Pianaro, enquanto o trecho seguinte, até a Rua Sete de Setembro, será decorado com tapete pela Equipe de Nossa Senhora (E.N.S.). O altar final, em frente à Igreja Matriz, será preparado pela família Puppi, e o tapete que liga esse ponto ao final da procissão será feito pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC).

A organização reforça que toda a decoração será realizada no lado direito da via, preservando a faixa da esquerda para passagem de veículos de emergência.

Leia também:

Corpus Christi terá missa na Vila Olímpica

Feriado prolongado de Corpus Christi deve movimentar mais de 430 mil veículos nas rodovias da Via Araucária