Se imaginar dentro da sua casa ainda nem construída, ou do seu estabelecimento comercial que ainda nem começou a ser feito, já é uma realidade. Algo que parecia meio futurista já foi trazido para Campo Largo pelas arquitetas DAYANE E MARINA CHEMIN, de forma mais simples do que se pensa.
Agora os projetos são desenvolvidos com nível de detalhamento maior e renderizados para que o cliente possa observar o ambiente como se estivesse dentro dele. Olha para baixo, para os lados, vira o corpo e consegue ver em 360 graus o ambiente que ainda está sendo detalhado, para ter uma noção real do que está por vir, espaço entre os móveis e como ficará todo o conjunto, as texturas a serem utilizadas.
Isso é possível com auxílio de um óculos de realidade virtual, com o qual é possível se sentir dentro do projeto. As imagens geradas também podem ser vistas a partir de um aplicativo de celular ou pelo próprio Facebook, para serem movidas em 360 graus, sem necessidade de utilizar o óculos. É uma novidade que trouxeram para a cidade e estão começando a implantar nos projetos. Na prática, os clientes passam a ficar mais seguros de quando há necessidade de retrabalho, dúvidas ou até do resultado final não ser como espera diminui muito, pois aumenta a compreensão do projeto.
Tecnologia que vem a favor para trazer mais realidade e ainda para agilizar a aprovação e execução de projetos. As duas arquitetas e sócias, por exemplo, no segundo encontro com o cliente, já na discussão do projeto, passaram a apresentar as imagens em 360º. Demonstrativo em http://dmarquitetura.arq.br/projetos-360/
Enquanto o cliente vê no óculos, as arquitetas acompanham o que está sendo observado pelo computador, para poderem discutir os detalhes. Uma novidade que exige mais tempo e dedicação das profissionais, mas que com certeza apresenta muitos resultados positivos, pois além de ser algo diferenciado, o cliente consegue ter mais certeza do que está sendo proposto.
Dayane e Marina Chemin
Críticas e sugestões: danielliartigas@gmail.com