• Home
  • Geral
  • Mais de 140 anos de história na Fonte da Saudade
Image

Mais de 140 anos de história na Fonte da Saudade

Este importante ponto histórico já chegou a ser considerado como a principal fonte de abastecimento de água potável para a cidade

Data
17 de Fevereiro de 2025

Uma fonte que, além de água, jorra mais de 140 anos de história e que merece ser mais valorizada pela população: essa é a Fonte da Saudade, localizada na Praça João Antônio da Costa, no Centro.

Este tradicional chafariz é um dos pontos históricos mais marcantes da cidade. Sua construção remonta ao final do século XIX, com inauguração entre 1880 e 1882 e já foi considerada a principal fonte de abastecimento de água potável para os moradores de Campo Largo e para aqueles que passavam pela cidade, incluindo viajantes e animais que acompanhavam as comitivas.

A história relata ainda que essa fonte teria sido inaugurada pelo próprio imperador Dom Pedro II, quando passou pela cidade. No livro “D. Pedro II na província do Paraná – 1880” há a informação de que a vinda do imperador foi em 24 de maio de 1880. No relato, Dom Pedro II disse ter sido recebido pelos campo-larguenses com grande entusiasmo. Esse mesmo livro retrata que o imperador se hospedou na casa do capitão José Olinto Mendes de Sá, onde hoje é o Colégio Sagrada Família. Entretanto, também é conhecida a história de que a fonte foi inaugurada em 27 de setembro de 1882 e reconstruída em 01 de maio de 1965, pelo povo de Campo Largo.

A fonte está localizada na Praça João Antônio da Costa, no Centro. A água é imprópria para consumo.

Texto e fotos: Caroline Paulart