• Home
  • Geral
  • Dr. Francisco Macedo deixou um grande legado
Image

Dr. Francisco Macedo deixou um grande legado

A Biblioteca Pública Dr. Francisco Macedo homenageia o fundador de instituições importantes, como a Universidade Federal do Paraná, e defensor da educação e bem-estar social

Data
12 de Fevereiro de 2025

Com mais de 20 mil livros à disposição dos campo-larguenses, a Biblioteca Pública Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, localizado na região central da cidade, se destaca pelo seu prédio, com arquitetura antiga, além de estar presente na memória de diversos cidadãos, ainda nos seus tempos de escola.

Entretanto, o que alguns ainda não sabem, é que este importante prédio público leva o nome de Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, nascido no bairro Itaqui, em 05 de julho de 1872, em Campo Largo, considerado um grande personagem da história do Paraná. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, ele iniciou sua carreira pública como oficial de gabinete do presidente do Estado Vicente Machado e rapidamente se destacou como procurador-geral do Paraná, cargo que assumiu em 1898. Dr. Francisco também fundou o Instituto Curitibano e teve papel fundamental na reforma do ensino primário e normal do Estado, criando um código de ensino que vigorou até 1931.

Sua contribuição à educação foi ainda mais significativa com a criação da Escola Maternal, pioneira no Estado, para atender mães trabalhadoras. Também foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, local onde lecionou por mais de três décadas. Dr. Francisco se destacou não só como educador, mas também como jurista, publicando importantes obras sobre Direito e fazendo contribuições duradouras ao sistema judiciário paranaense. Suas atuações políticas o levaram a várias reeleições como deputado estadual, sempre com foco na educação primária.

Além de sua atuação no Direito e na educação, Dr. Francisco se dedicou ao bem-estar social, fundando a Sociedade Socorro aos Necessitados em 1921. Apaixonado por literatura, desde jovem, ele também deixou um legado cultural, com suas poesias e escritos. Dr. Francisco faleceu em Curitiba em 11 de maio de 1955.

Texto: Caroline Paulart

Foto: Arquivo/Prefeitura de Campo Largo