Image

Filhos fazem homenagem ao pai

Foi a vez dos filhos retribuírem tudo o que o pai já fez por eles com uma bela homenagem no aniversário de 50 anos do patriarca

Data
10 de Agosto de 2017

Ter um sonho nos motiva para ir em busca de uma conquista. Nem sempre o caminho é aquele imaginado, surgem muitas dificuldades, aprendizado, superação. Às vezes, o sonho fica um pouco de lado por algo maior, por um amor que preenche a alma. No caso da família Dalcomuni, a notícia de um filho fez adiar a realização de um sonho. Depois, o segundo filho, deixou este sonho ainda mais distante, para um dia que parecia nunca chegar, por existirem outras prioridades. Mas a trajetória foi tão verdadeira, que os ensinamentos de um pai durante toda a vida formou dois grandes homens, que então abriram mão de suas vontades para realizarem o sonho do pai. Foi a vez dos filhos retribuírem.

Francisco Dalcomuni (50), proprietário da Campneus, aos 14 anos de idade emprestava de um amigo um Maverick GT V8 ano 1977. Usava quando precisava fazer compras ou para ir namorar a Eva, com quem casou dois anos depois. Era uma família bem humilde e não tinha carro. O sonho de Francisco sempre foi comprar um Maverick para ele e quando guardou dinheiro para isso, veio a notícia de que seu primeiro filho estava a caminho, o Jonas. Abriu mão do seu sonho para investir na casa e manter a família. Depois veio o irmão Tarsis e precisou deixar de lado o tão desejado carro. Nunca mais pode ter o carro que ele queria, pois com o tempo o Maverick se tornou muito caro, por ser um carro antigo.

Jonas e Tarsis passaram a vida inteira ouvindo as histórias do pai e o amor que tinha por aquele carro, um sonho que nunca pode realizar, mas que não saía da sua imaginação. Há três anos, com a proximidade do aniversário do pai de 50 anos (completados neste ano), veio a ideia dos dois irmãos se juntarem e realizarem este grande sonho. Um presente nada barato, que custou R$ 156 mil e para isso exigiu muita dedicação durante este período. Deixaram de trocar de carro e comprar outras coisas para poder fazer algo pelo pai, retribuindo toda dedicação e altruísmo de toda a vida dele.

Compraram um Maverick que estava só a carcaça, do mesmo ano, modelo e motor que Francisco usava. Apenas a cor eles mudaram e durante os três anos restauraram o carro inteiro, importaram peças, e aos poucos o sonho foi se concretizando. Sabiam os detalhes que o pai gostava do carro e conseguiram personalizar para deixar igual. Ninguém mais sabia sobre o que eles estavam fazendo, a ansiedade e vontade de contar era imensa. Apenas a mãe soube, mas dois meses antes do aniversário de Francisco.

“Ele merecia esta surpresa. Nosso pai sempre foi muito presente, amigo e parceiro. É uma referência para nós e queremos passar isso para nossos filhos. Sempre nos apoiou nas dificuldades, nos orientou”, declara Jonas, pai de dois meninos. Tarsis é pai de duas meninas. Os dois ajudam o pai na gestão das duas empresas e trabalharam com ele desde criança, aprenderam junto com as dificuldades do pai. “Nos unimos e arregaçamos as mangas para trabalhar”, completa Jonas, dizendo que hoje a família colhe frutos desta união. Uma qualidade que destacam de Francisco é a perseverança.

A surpresa
Enfim o carro ficou pronto e o aniversário de 50 anos, tão esperado, chegou, no dia 1º de Maio deste ano, na Afin. Foi difícil disfarçar o nervosismo. A festa por si só já estava inesquecível, até que Francisco e Eva foram posicionados no meio da pista, sentados, para ver no telão a homenagem a ele. Foi desenvolvido um vídeo pela Fotolip com uma mensagem dos filhos e iniciou as filmagens de todo o processo de restauração do carro. O pai não sabia se acreditava que aquele momento estava acontecendo, que seria possível. Ficou sem entender muito bem até que o vídeo terminou e os filhos entraram no salão com o carro que ele sonhou uma vida inteira. Não lhe restou muito o que fazer, a não ser chorar muito de emoção e agradecer.
Até hoje, três meses depois, Francisco não sabe como agradecer e parece ainda ser mentira que seu carro está lá e é todo seu, para usar quando quiser. “O carro nem está sujo e ele quer limpar”, brinca Jonas, comentando que o carro tem uma garagem específica e fica coberto com uma capa para proteger. Até hoje a família se emociona em poder ter realizado este sonho e que é fruto da união e do amor entre eles.
Pai e filhos têm carros antigos e participam de encontros com outros apaixonados por esses veículos. Neste Dia dos Pais, a comemoração será uma viagem, cada um com seu carro, esposa e filhos para passar o final de semana em um hotel. Estão curtindo muito este momento. O Maverick GT V8 ficou ainda melhor que o original, um motivo a mais para o Francisco querer pegar estrada e aos poucos acreditar que seu sonho hoje é realidade, ao lado de sua esposa, com quem completou 32 anos de união.