Image

Rivabem Plantas

Rivabem Plantas: a arte de transformar e valorizar a vida em contato com a natureza

Data
07 de Julho de 2023

Informe Publicitário

Qualidade de vida e um novo padrão de viver, com famílias e empresas que se transformam ao terem um novo jardim, que estimula a aproximação com a natureza. E essa é a essência que move o trabalho na Rivabem Plantas, que teve início com Ivo Rivabem, apenas com um carrinho emprestado, venda de grama e mão-de-obra, hoje atende exigências no padrão de grandes construtoras e faz grandes projetos, tendo à frente os irmãos Elias e Ricardo Rivabem.

Já foram inúmeros jardins, mas sempre o mesmo resultado: transformação. Não apenas no que se vê, mas no que se sente. São tantas opções de espécies de plantas, que são indicadas de acordo com o conceito, área, clima e objetivo, e em uma situação tão fascinante que o cenário nunca fica o mesmo; não só pelas composições, mas o quanto as plantas vão se adaptando aos novos lares.

Para chegarem até a residência ou empresa de alguém, muitas vezes o caminho é longo. Quantas são as viagens do Elias e do Ricardo para encontrarem aquela espécie perfeita para determinado projeto ou até mesmo garimpando Brasil afora para encontrar o pedido de um cliente. Casas simples ou de maior padrão ganham novo astral e beleza com o paisagismo adequado, estimulando que as áreas de lazer sejam aproveitadas. Uma das especialidades da empresa é a criação de lagos artificiais, com pedras que se destacam e com peixes que trazem ainda mais vida à paisagem com diversos tons de plantas.

História e renovação
A Floricultura Rivabem surgiu em outubro de 1996 com Ivo Rivabem, quando por orientação médica ele precisou trabalhar de forma mais leve, já que até então trabalhava na Pedreira Rivabem, também por demanda que sentia na época. Inicialmente, apenas fornecia mão-de-obra, vendia grama e espécies simples, que começou a plantar em seu terreno. Elias ainda novo trabalhava com o pai, puxando grama e ajudando nas entregas. Aos poucos, começou a estudar mais sobre plantas e novas opções começaram a ser indicadas, sendo que esse estudo na prática faz hoje Elias ser um grande conhecedor de inúmeras espécies e cuidados necessários. Com facilidade, consegue indicar as melhores plantas de acordo com cada objetivo. Dos sete filhos de Ivo, Ricardo também se voltou à floricultura, sendo responsável pelo administrativo e compras da empresa.
Juntos, constantemente fazem a empresa crescer. Da necessidade de ter um espaço maior para colocar as plantas e melhorar a logística com os caminhões, acabaram adquirindo uma área em que ficam as espécies, também com área de estufa para as plantas mais sensíveis e novas ideias que estão sendo concretizadas. Mapearam todo o terreno a longo prazo e já fizeram em dois anos o que tinham programado para os próximos cinco anos - metade do terreno já está tomado pelas plantas, sendo que a maioria direcionada para condomínios.

Com a venda de flores em supermercados, mesmo as de floricultura sendo de uma qualidade superior, a demanda por estas espécies do dia a dia foram reduzindo, até mesmo em datas comemorativas. Com isso, a visão de começar a focar na distribuição de plantas, insumos, terras e realização de obras maiores de jardins. Hoje, o guincho da empresa suporta até 9 toneladas para transportar uma planta.

A simplicidade da família é uma característica muito marcante e que aproxima os clientes. O grande legado desta história, deixado por Ivo aos filhos, é o valor e o respeito. “Educação e respeito com o cliente sempre, independente se ele só foi na floricultura pra ver ou se vai fechar um grande projeto”, frisa Elias, lembrando de sua esposa Lori, gerente da loja, que ajuda neste cuidado com o cliente.

Sustentabilidade
Toda água para regar as plantas é reutilizada de água de chuva, com uma reserva de 140 mil litros. O sistema de irrigação é 70% automático e boa parte da energia elétrica utilizada é produzida com placas de energia solar.

Grande projeto
A Rivabem Plantas está envolvida em um grande projeto de um prédio que está sendo construído em Curitiba no modelo do Bosco Verticale, em Milão, na Itália. Serão 40 mil plantas para este condomínio “verde”, sendo que boa parte delas já está crescendo na área da floricultura para depois de finalizado o projeto ser replantada. Para isso, algumas árvores já estão envoltas em material que acelera o crescimento das raízes. Até mesmo o substrato de algumas plantas vem da Itália e as condições do clima estão sendo ajustadas para que as plantas se adaptem.

Poucas floriculturas têm uma estrutura que consiga atender grandes condomínios como o que a Rivabem oferece hoje, com padrão de plantas de fora do mercado nacional, para atender clientes que querem algo diferenciado.

Contato
A Rivabem Plantas está localizada na marginal da Avenida Ayrton Senna nº 2556. Contato pelo (41) 3392-3726. Siga nas redes sociais @rivabemplantas.