Quem quer realizar o sonho da casa própria deve ficar atento a algo bem importante: teve início nesta quarta-feira (15) a declaração do imposto de renda. Isso porque a declaração pode ser utilizada como uma comprovação da renda, o que influencia diretamente no montante que pode ser financiado para a compra de um imóvel – seja ele usado ou novo (na planta).
Quem trabalha no regime CLT utiliza o próprio holerite para comprovação da renda. Já profissionais autônomos, que trabalham como MEIs ou mesmo em outro regime PJ, acabam tendo que recorrer a outras maneiras de fazer a comprovação. E é aí que entra o imposto de renda.
Avelina Digsasz, coordenadora de Vendas na Clarim Imóveis, explica: “A pessoa pode comprometer até 30% da renda para a compra de um imóvel. Então, mesmo que a parcela do financiamento fique compatível com o ganho real dessa pessoa, caso ela não tenha renda suficiente declarada, o financiamento pode travar.”
A declaração de imposto de rende ajuda justamente nisso. Em outras palavras, você comprova que tem capacidade de assumir aquele financiamento.
Em 2023, o prazo para a declaração é de 15 de março até 31 de maio. Então, apesar da bocada do leão, essa é a época ideal de se organizar em relação a isso.
Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a Clarim Imóveis. Estamos sempre à disposição para ajudar a realizar o seu sonho!