Image

Dicas de decoração que podem mudar a sua casa

Alugar um imóvel se tornou um investimento que os jovens estão preferindo ao invés de comprar.

Data
12 de Setembro de 2022

Segundo uma pesquisada comprovada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) realizada pela agência Today, 80% dos jovens entre 25 a 29 anos estão preferindo alugar imóveis na hora de decidir sua moradia.

Porém, uma das dúvidas bem comuns após a locação é a maneira de deixar a casa ou o apartamento mais a cara do inquilino, sem mexer com a estrutura do local.

Para ajudar a melhorar esses ambientes, a arquiteta e urbanista Aline Wesolovsky dá algumas dicas, caso o ambiente não tenha nenhum tipo de decoração: “O ideal é buscar soluções mais rápidas, baratas e principalmente itens que podem ser removidos e realocados facilmente em outro imóvel posteriormente”.

A arquiteta Anelise Munaretto Andreassa complementa sobre o que é interessante fazer em nestes casos: “Em imóveis alugados, o ideal é usar mobiliários e revestimentos que sejam fáceis de serem transportados para outro lugar caso precise entregar a casa. Lembre-se que tudo que for feito sob medida vai precisar de uma adaptação para outros ambientes”.

Na situação em que o imóvel acabou de ser
alugado, as duas arquitetas deram algumas dicas:

-Não quebre paredes e divisórias sem verificar o projeto estrutural da casa;

-Use o mobiliário solto de tamanhos padrões, como cadeiras, mesa, sofá e buffet;

-Pinte as paredes para personalizar sua casa, algo fácil, rápido e barato. Como será necessário pintar o imóvel na hora da entrega, não é preciso passar todo o tempo morando nele com as paredes inteiramente brancas;

-Evite fazer armários planejados, a menos que eles possam ser produzidos em módulos e facilmente desmontados e remontados;

-Revestimentos como vinílicos e laminados são mais rápidos de serem aplicados em cima de revestimentos existentes. Uso de tapetes também é uma boa alternativa para esconder o piso que não está em perfeitas condições;

-Itens como tapetes, almofadas, mantas, colchas, quadros e enfeites deixam a casa mais aconchegante e moderna, e podem ser facilmente removidos se necessário. Abuse desses acessórios para dar mais personalidade aos ambientes e deixar a casa com a sua cara;

-É essencial pensar em praticidade, utilize o máximo de móveis soltos, híbridos, que possam ser transportados mais facilmente para outros lugares e que não necessitem arrumar furação em paredes e pisos na retirada;

-Usar vasos de plantas também é uma ótima alternativa. Pode-se utilizar plantas naturais de sombra em ambientes com claridade. Ou então, vasos com folhagens artificiais (você encontra várias opções lindas e que parecem de verdade).

Essas são algumas das dicas que a Aline e a Anelise dão, porém há algumas exceções, principalmente para quem quer mudar o ambiente da casa, mas não pode mexer muito. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para deixar a casa com a personalidade do morador.

“Como o mobiliário está pronto, você pode pintar as paredes, colocar adesivos ou papel de parede, quadros, cortinas, almofadas, mantas para sofás, plantas, vasos e objetos de decoração de sua preferência. Assim sua casa vai ganhar personalidade e vão ser notados os gostos e hábitos dos moradores, não exigindo o esforço e o trabalho de uma reforma”, detalha Anelise.

Essa decoração pode fazer toda a diferença para deixar a casa mais confortável também. “Alguns itens são ótimos aliados para deixar a casa mais aconchegante, como por exemplo o uso de revestimentos ou móveis em tons amadeirados, iluminação com tonalidade quente (3000K), tapetes, colchas, cortinas, almofadas e plantas, além de móveis adequados”, finaliza Aline.


HOME OFFICE

Com a pandemia muitas empresas estão optando pelo Home Office e as pessoas tiveram que se adaptar a essa nova realidade, mas afinal, como deixar o ambiente mais produtivo e escolher um local para trabalhar?

Anelise orienta: “A bancada de trabalho precisa ser funcional. Escolha opções práticas que exerçam mais de uma função para otimizar suas necessidades e que não dificultem a sua movimentação pelo ambiente. Um bom investimento é uma cadeira ergonômica, que ajuda manter uma boa postura por meio de regulagem de altura e encosto para as costas. Outro aspecto importante para planejar é uma boa iluminação do ambiente”.

A Aline complementa: “O ideal seria um ambiente com boa iluminação (utilizar luzes com cores neutras ou frias, para ambiente de trabalho), e se possível também iluminação natural, além de ventilação e boas condições de acústica”.

Dessa forma, a decoração pode ajudar tanto para inspiração como para a organização.