Segundo uma pesquisada comprovada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) realizada pela agência Today, 80% dos jovens entre 25 a 29 anos estão preferindo alugar imóveis na hora de decidir sua moradia.
Porém, uma das dúvidas bem comuns após a locação é a maneira de deixar a casa ou o apartamento mais a cara do inquilino, sem mexer com a estrutura do local.
Para ajudar a melhorar esses ambientes, a arquiteta e urbanista Aline Wesolovsky dá algumas dicas, caso o ambiente não tenha nenhum tipo de decoração: “O ideal é buscar soluções mais rápidas, baratas e principalmente itens que podem ser removidos e realocados facilmente em outro imóvel posteriormente”.
A arquiteta Anelise Munaretto Andreassa complementa sobre o que é interessante fazer em nestes casos: “Em imóveis alugados, o ideal é usar mobiliários e revestimentos que sejam fáceis de serem transportados para outro lugar caso precise entregar a casa. Lembre-se que tudo que for feito sob medida vai precisar de uma adaptação para outros ambientes”.
Na situação em que o imóvel acabou de ser
alugado, as duas arquitetas deram algumas dicas:
-Não quebre paredes e divisórias sem verificar o projeto estrutural da casa;
-Use o mobiliário solto de tamanhos padrões, como cadeiras, mesa, sofá e buffet;
-Pinte as paredes para personalizar sua casa, algo fácil, rápido e barato. Como será necessário pintar o imóvel na hora da entrega, não é preciso passar todo o tempo morando nele com as paredes inteiramente brancas;
-Evite fazer armários planejados, a menos que eles possam ser produzidos em módulos e facilmente desmontados e remontados;
-Revestimentos como vinílicos e laminados são mais rápidos de serem aplicados em cima de revestimentos existentes. Uso de tapetes também é uma boa alternativa para esconder o piso que não está em perfeitas condições;
-Itens como tapetes, almofadas, mantas, colchas, quadros e enfeites deixam a casa mais aconchegante e moderna, e podem ser facilmente removidos se necessário. Abuse desses acessórios para dar mais personalidade aos ambientes e deixar a casa com a sua cara;
-É essencial pensar em praticidade, utilize o máximo de móveis soltos, híbridos, que possam ser transportados mais facilmente para outros lugares e que não necessitem arrumar furação em paredes e pisos na retirada;
-Usar vasos de plantas também é uma ótima alternativa. Pode-se utilizar plantas naturais de sombra em ambientes com claridade. Ou então, vasos com folhagens artificiais (você encontra várias opções lindas e que parecem de verdade).
Essas são algumas das dicas que a Aline e a Anelise dão, porém há algumas exceções, principalmente para quem quer mudar o ambiente da casa, mas não pode mexer muito. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para deixar a casa com a personalidade do morador.
“Como o mobiliário está pronto, você pode pintar as paredes, colocar adesivos ou papel de parede, quadros, cortinas, almofadas, mantas para sofás, plantas, vasos e objetos de decoração de sua preferência. Assim sua casa vai ganhar personalidade e vão ser notados os gostos e hábitos dos moradores, não exigindo o esforço e o trabalho de uma reforma”, detalha Anelise.
Essa decoração pode fazer toda a diferença para deixar a casa mais confortável também. “Alguns itens são ótimos aliados para deixar a casa mais aconchegante, como por exemplo o uso de revestimentos ou móveis em tons amadeirados, iluminação com tonalidade quente (3000K), tapetes, colchas, cortinas, almofadas e plantas, além de móveis adequados”, finaliza Aline.
HOME OFFICE
Com a pandemia muitas empresas estão optando pelo Home Office e as pessoas tiveram que se adaptar a essa nova realidade, mas afinal, como deixar o ambiente mais produtivo e escolher um local para trabalhar?
Anelise orienta: “A bancada de trabalho precisa ser funcional. Escolha opções práticas que exerçam mais de uma função para otimizar suas necessidades e que não dificultem a sua movimentação pelo ambiente. Um bom investimento é uma cadeira ergonômica, que ajuda manter uma boa postura por meio de regulagem de altura e encosto para as costas. Outro aspecto importante para planejar é uma boa iluminação do ambiente”.
A Aline complementa: “O ideal seria um ambiente com boa iluminação (utilizar luzes com cores neutras ou frias, para ambiente de trabalho), e se possível também iluminação natural, além de ventilação e boas condições de acústica”.
Dessa forma, a decoração pode ajudar tanto para inspiração como para a organização.