Image

Ultrassonografia dermatológica

Avanços no campo da ultrassonografia ampliaram o espectro de sua aplicação na Dermatologia.

Data
18 de Abril de 2022


Avanços no campo da ultrassonografia ampliaram o espectro de sua aplicação na Dermatologia. Com uma nova geração de equipamentos, com alta resolução, esse método de diagnóstico por imagem tornou-se um grande aliado na avaliação de doenças da pele e da unha, como condições dermatológicas tumorais, inflamatórias e infecciosas, além de ser uma ferramenta muito importante em procedimentos estéticos.

Dr. Fábio Akira Uyeno (CRM 35120), médico radiologista com graduação, residência e mestrado pela USP, ressalta que a ultrassonografia é um método “examinador-dependente”, ou seja, seus resultados dependem não somente de um equipamento de qualidade, mas, principalmente, da experiência e da expertise do profissional que realiza o exame. Nos últimos anos, Dr. Fábio vem se aprofundando no estudo da ultrassonografia dermatológica, além de manter-se em constante atualização nas demais áreas de atuação, como ultrassonografia abdominal, musculoesquelética, pediátrica, mamária, ginecológica, urológica e vascular (Doppler). Ele trabalha com o moderno equipamento Philips Affiniti 70 com transdutores com tecnologia PureWave Crystal, que permitem gerar imagens de ótima qualidade.

Aplicações da ultrassonografia dermatológica
Na dermatologia clínica e cirúrgica, o método de imagem é ferramenta útil na avaliação pré e pós-tratamento de lesões sólidas e císticas, como lipomas e cistos epidérmicos, lesões vasculares (hemangiomas e malformações vasculares), doenças inflamatórias e infecciosas, como psoríase e hidradenite supurativa, e de lesões da unha. Além disso, a ultrassonografia tem importante papel no mapeamento ultrassonográfico pré-operatório de tumores de pele, como carcinoma basocelular e melanoma.

Com a crescente demanda por procedimentos estéticos, o radiologista comenta que o ultrassom dermatológico é um método cada vez mais utilizado, com o objetivo principal de aumentar a segurança dos tratamentos. Suas principais aplicações na cosmiatria são o diagnóstico anatômico pré-procedimento, mapeamento de preenchedores prévios e avaliação de eventuais complicações.

Atendimento
Por se tratar de um método não invasivo, indolor, seguro, livre de radiação ionizante, rápido e acessível, a ultrassonografia é um dos métodos mais utilizados no rastreamento de muitas doenças e em exames de rotina. Consulte seu médico e agende sua ultrassonografia na Clínica Mainá.

Contato: Dr. Fábio atende na Clínica Mainá – Rua Joaquim Ribas de Andrade nº 1774  
WhatsApp (41) 98902-4980  I  3292-9959  I  Instagram @mainaclinica