• Home
  • Geral
  • 450 crianças atendidas em hospitais
Image

450 crianças atendidas em hospitais

Crianças em tratamento nos Hospitais Pequeno Príncipe, Erastinho e Waldemar Monastier recebem kits especiais de voluntários

Data
16 de Dezembro de 2021

|Caroline Paulart|

Pais e mães de crianças pequenas sabem que sempre tem aquele prato preferido, aquele copinho especial na hora do lanche e que parece deixar bem mais gostoso. Esse é algo comum das crianças e alvo da campanha de Natal do grupo Amigos do Eterno Juh, que atendeu 450 crianças em tratamento contra o câncer. 

Por meio de uma parceria com a empresa campo-larguense Germer, foi possível presenteá-las com um prato no tamanho de sobremesa, com temática infantil – com desenhos como Mickey Mouse e Pernalonga, por exemplo, estampados. 

Aos amigos, como são chamados todos que se envolvem nas ações propostas pelo grupo, coube a responsabilidade de arrecadar caixas de pães de mel em formato de estrelas, que também foram colocadas junto para as crianças. A mobilização das doações de caixas de pães de mel foi tanta que foi possível montar os kits com duas caixas de pão de mel, o prato e um livro (Esperança Além da Crise - Mark Finley), destinados a 450 crianças em tratamento nos Hospitais Pequeno Príncipe e Erastinho, em Curitiba, que também assistem crianças campo-larguenses que estão na luta e em Campo Largo para os pacientes do Hospital Infantil Waldemar Monastier. 

Os kits montados seguem padrão de higienização exigido pelas instituições e contam com uma proteção especial para evitar que os pratinhos quebrem ou lasquem. A entrega foi realizada na última quarta-feira (15).

“Não foi muito fácil chegar à ideia do que nós daríamos para as crianças no Natal, porque na verdade essa é a nossa primeira ação focada diretamente para eles nesta data. Nós pensamos em vários brinquedos que poderiam ser entregues, mas sempre tínhamos que considerar algo que atendesse a todas as faixas etárias, meninos e meninas, que eles pudessem higienizar e que fosse possível brincar tanto quando estivessem bem, como quando estivessem internados”, conta Raquel Paulart, uma das idealizadoras do projeto. 

Foi então que, ao ter contato com uma louça de tema infantil, Raquel teve a ideia de presentear as crianças com um objeto bastante útil, que tem alta durabilidade e que é símbolo da cidade. “Logo em seguida já fiz contato com alguns conhecidos e conseguimos falar com a diretoria da Germer, que aceitou participar do projeto”, relembra Raquel. 

“Em paralelo, pensamos em algo que pudéssemos levar para as crianças comerem e que não prejudicasse a saúde delas. Optamos pelo pão de mel, que não possui castanhas, amendoim ou outros itens alergênicos e que são restritos. Ele foi aprovado pelos responsáveis das dietas das crianças nos hospitais que iremos entregar; além disso, é algo acessível para as pessoas comprarem e conseguimos parceiros, como o Grupo Quinta, que vendeu a preço de custo somente para nos ajudar na campanha, bem como outros apoiadores que abriram espaço em suas empresas para coleta”, conta Anderson Paulart, idealizador da campanha de Natal. 

As doações chegaram de todos os lados da cidade e mesmo de fora dela. Houve casos que representantes de grupos de amigos trouxeram caixas de pães de mel até Campo Largo vindos de Curitiba. “É muito bonito ver uma ação que gira somente em torno de ajudar o próximo e levar alegria e alento para crianças e famílias em uma situação tão complexa, mobilizar tantas pessoas. Deus sabe o tamanho da nossa gratidão”, ressalta Anderson. 

 

Doação dos pratinhos de bolo

A Folha de Campo Largo conversou com Juliano Guimarães Rodrigues Alves, diretor comercial e Marco Aurélio Bressan, diretor administrativo e financeiro da Germer, que contaram que a empresa participa de determinadas causas sociais ao longo do ano. “Quando falamos de crianças, não há nenhum adulto, pai de família, como nós somos, que não se comova. Eu tive um filho que tratou câncer, então consigo entender melhor o que é passar por uma situação como essa”, ressalta. 

O filho de Juliano teve um câncer no rim, Tumor de Wilms ou Nefroblastoma, e acabou perdendo um dos órgãos em decorrência da doença. Na época ele tinha 08 anos e atualmente tem 13, estando de alta do tratamento, mas realizando consultas periódicas. “Na época eu morava em Timbó, em Santa Catarina, e minha esposa precisou se mudar para Curitiba para o tratamento dele, que acontecia no Erasto Gaertner. Eu continuei trabalhando, mas ficava com ele aos finais de semana. É um momento bem delicado, principalmente quando a criança é pequena. Você vê a fragilidade da vida. Hoje em dia ele está bem, com a saúde recuperada”, conta Juliano. 

“Situações como essas te ajudam a tornar mais humano. Pois você está diante e vivendo um problema que só vê na televisão, nos jornais. Quando vive na pele, é difícil. Não tem como descrever”, comenta. 

“Estamos vivendo um momento especial, próximo do Natal, que dá mais sentido ainda participar desta campanha, é um presente. Já tivemos a oportunidade de participar de entregas de ações, mas nada parecido com esse, somente o que vemos na internet. É sempre muito bonito ver a alegria das crianças ao receber um presente. Vemos crianças muito humildes, simples e recebem aquele presente como um tesouro, com muito cuidado e zelo. É muito emocionante”, ressalta Marco Aurélio. 

Os diretores ressaltam que as crianças terão consigo um pedacinho da cidade, que é a Capital da Louça, e da dedicação dos trabalhadores da Germer, o que é muito bom também.