• Home
  • Geral
  • Artesanato é utilizado para renda extra e decorar
Image

Artesanato é utilizado para renda extra e decorar

Impulsionados pela energia do Natal, a criatividade é estimulada e com muito trabalho é possível comercializar algo diferente por meio do artesanato

Data
16 de Dezembro de 2021

|Heloísa Negrão|

Final de ano chegou e a maior parte da população aproveita a época para conseguir um dinheiro extra para ajudar no orçamento familiar. Para isso, muito brasileiros estão abrindo um negócio para conseguir se manter além do próprio emprego. Segundo dados da Receita Federal, em 2020 houve um aumento de 82% na abertura de empresas. Nisso se destacam os microempreendedores individuais, que formalizou muitos profissionais. Impulsionados pela energia do Natal, a criatividade é estimulada e com muito trabalho é possível comercializar algo diferente. 

A Daniela Mazzon Valente começou apenas pelo hobby, aprendeu tudo sobre trabalhos manuais e artesanatos em gerais, o que sempre foi apaixonada, e em 2016 foi quando decidiu começar a vender. Para aprender as técnicas e tudo que queria saber, a Daniela contou que assistia vídeos do Youtube e assim foi aprimorando seus produtos. Durante o ano todo produz itens presenteáveis e neste período foca bastante no Natal. “A procura nessa época do ano sempre é maior. Tenho uma grande demanda de guirlandas, enfeites para pinheiros, enfeites para porta, presépio e muito mais”, comenta.

Além disso, comenta que o diferencial é a possibilidade de fazer algo bem personalizado, conforme a demanda de cada cliente: “Nos últimos anos o que mais tenho produzido são as ‘guirlandas família’. As clientes me enviam uma foto da própria família e eu reproduzo em bonecos de feltro para a guirlanda natalina de enfeite de porta, e esse é meu item preferido por ser bem personalizado para cada família”.

Os objetos de artesanatos podem ser utilizados em diferentes locais da casa, pendurados na porta, em cima de algum móvel ou perto da árvore de Natal. Além de ser uma ótima decoração, este e outros artesanatos também podem ser dados como presente durante o ano inteiro, pois a variedade de opções é grande e fica bem personalizado - bonecas, acessórios para colocar no cabelo, itens decorativos para a casa, entre outros. O trabalho dela é compartilhado no Instagram @danimazzon.

 

Para quem tem interesse em aprender, nós separamos alguns canais da plataforma Youtube que ensinam a produzir algumas peças de artesanato: 

 

Soraia Bogossian: especialmente para quem quer aprender crochê, o canal ensina passo a passo para quem quer começar do zero. 

 Decorando e Reciclando: nesse canal você encontrará variados conteúdos sobre cozinha, decoração, costura e muito mais. É ótimo para quem quer aprender um pouco de tudo no mundo dos artesãos.

 Stella Hoff Aulas: aprender tem que ser divertido e é isso que a criadora do canal Stella propõe para quem assiste seus vídeos. Aprender sobre o mundo da costura se divertindo. 

Alfinetadas da Moda: esse canal é para quem quer aprender muito mais que artesanato, mas costuras em geral, seja para molde de uma peça de roupa ou um item de decoração. Ele ensina passo a passo para quem quer começar do zero.