• Home
  • Geral
  • É possível manter o equilíbrio na alimentação
Image

É possível manter o equilíbrio na alimentação

Mesmo com tantos eventos no final de ano, nutricionista dá dicas de como não exagerar nas comemorações

Data
16 de Dezembro de 2021

|Danielli Artigas de Oliveira|

Final de ano é sempre época de confraternizações e na maioria envolvendo comida e bebida. Com isso, é preciso moderação pensando na Saúde e até mesmo para evitar uns quilos a mais comprometendo o corpo conquistado ao longo do ano. É possível comer bem, de forma saborosa e sem sair tanto da rotina. Para isso, a Folha conversou com a nutricionista personal diet Tatiani Cavalli, que deu dicas de como passar as festas de forma mais saudável.

Moderação

A nutricionista comenta que no dia em que tiver um evento para realizar refeições leves no café da manhã, almoço e lanches, sem frituras e preparações pesadas. Para o momento da ceia, ela explica: “Não existe uma regra mágica, pois o volume de alimentos e de calorias de cada pessoa varia muito de acordo com a composição corporal. A recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições. Assim dá para aproveitar o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento. Mas fique atento ao tamanho da porção, para não exagerar.”

Equilíbrio e sabor

Ela orienta a escolher carnes mais magras (como peru ou chester), sem gordura aparente, e deixar as frituras de lado. “Assados e grelhados são boas opções. Prefira legumes ao invés de embutidos e acrescente saladas, que são de fácil digestão. Não esqueça de bebidas leves e naturais, sem corantes e aditivos, que mantêm o organismo hidratado. Inclua frutas frescas, pois é uma época de variedades que agradam qualquer paladar.” 

Outra dica é começar por alimentos ricos em fibras, como as saladas, pois elas tendem a reduzir a ingestão em exagero. As castanhas e frutas secas também são ótimas opções de petiscos, mas também é preciso controlar a quantidade. “E fuja das frutas cristalizadas”, enfatiza.

Armadilhas

“Alimentos gordurosos ou muito condimentados, exagerar nas bebidas alcoólicas e o excesso de açúcares, geralmente, são causadores de desconforto e mal-estar no dia seguinte. Ordem primordial é provar todos os pratos sem exagerar. Não pense que deixar de se alimentar em uma refeição irá compensar o exagero das festas. O corpo humano é inteligente e isso afetará negativamente seu metabolismo, causando dores abdominais, distensão, azia e enjoo”, argumenta. 

 

Atividade física

É importante manter também a rotina de atividade física. Tatiani diz que o corpo se habitua a um gasto energético e parar nesta época potencializa os efeitos negativos dos excessos da alimentação. 

Bebidas alcoólicas

Nunca beba em jejum, pois o efeito tóxico da bebida alcoólica é muito mais evidente, conforme explica a nutricionista. “Hidrate-se adequadamente, pois o álcool provoca desidratação e os efeitos observados são aquela dorzinha de cabeça no dia seguinte. 

Preparações

Sugestão de legumes grelhados com especiarias como entrada, pasta de tofu, grão de bico com temperos, peru assado, lombo, pernil suíno ou de vitelo, peixes assados,  farofa light, arroz com especiarias, lentilhas, saladas de folhas e algumas nozes, saladas a base de iogurte natural, castanhas e frutas (evitar compotas). Como sobremesa, sorvete zero açúcar ou doces com frutas, pudim de sementes, salada de frutas, sorbet, picolé de frutas caseiro e taça de frutas com iogurte batido.