Image

Novos sinos para o Natal

Novos sinos da Igreja Nossa Senhora da Piedade serão tocados na noite de Natal; Os sinos novos vieram de Uberaba, Minas Gerais, são de bronze puro e chegam a pesar 410 kg. Confira a programação da Matriz e das capelas para os dias 24 e 25

Data
14 de Dezembro de 2021

|Caroline Paulart|

Quem passou pela Praça Atílio Almeida Barbosa, a famosa Praça da Matriz, na terça-feira (07) se surpreendeu ao se deparar com os belos sinos novos da Igreja Nossa Senhora da Piedade. 

Conforme conta a coordenadora paroquial, Clarice Nesi Bonato, o recebimento dos novos sinos fazem parte do projeto de restauração da Matriz. “Eles chegaram no dia 07. Na Noite de Natal haverá o entoar dos sinos novos. Os sinos antigos estavam rachados e com problemas, então não estavam sendo tocados. Com esse processo de reforma na igreja, um dos primeiros procedimentos que fizemos foi essa aquisição”, comenta. 

A Folha de Campo Largo conversou com o arquiteto especialista em restauração de igrejas e responsável pela obra, Tobias Bonk Machado, que explicou melhor como aconteceu toda a troca dos sinos. “A Igreja contava com quatro sinos, de várias décadas, mas dois deles estavam quebrados pelo longo  tempo e pelo manuseio incorreto do instrumento. Atualmente somente se ouve o soar de um sino que marca a hora. Não se sabe desde quando os demais estão sem tocar”.

Ao todo, serão seis sinos na Igreja Matriz, sendo três colocados na lateral esquerda, que são novos, e mais três na lateral direita, o maior que é novo e mais dois sinos antigos. Além disso, voltará a ser tocada também uma campainha que não era mais utilizada. “Serão ao todo oito notas musicais, que serão divulgadas em breve para a comunidade, com efeitos de toque. Todo o conjunto é com programação digital”, ressalta. 

O arquiteto comemora ainda a data escolhida pela paróquia. “Foi uma data muito feliz. Qual data mais importante para o Cristianismo, se não o nascimento do Menino Jesus para anunciar a todos? O sino também simboliza a alegria, a presença de Cristo”, comenta. 


Dados técnicos

Os sinos foram feitos por uma empresa de Minas Gerais, tradicional na confecção dos mesmos. São de bronze puro para que o som seja produzido com qualidade. São artesanais e feitos em câmaras de barro, chegando a pesar 410 Kg. Cada tamanho de sino produz uma frequência de som diferente. 

Nos sinos há inscrições que remetem à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, sobre a história bíblica de quando Maria recebeu o anjo Gabriel, que anuncia que ela é escolhida para receber o Menino Jesus em seu ventre, bem como o brasão da Mitra e da Prefeitura de Campo Largo, representando a comunidade. Também estão escritos os nomes das capelas que pertencem à Paróquia e a data da inauguração dos sinos – 24/12/2021.

 

Bênção dos sinos e programação na Matriz

A bênção dos sinos acontecerá na véspera de Natal, dia 24, às 23h15 e às 23h55 os novos sinos irão ressoar. A celebração contará ainda com show de fogos. Às 00h do dia 25 será realizada a Missa do Galo na Matriz. Às 7h30 e às 9h do dia 25 também haverá missas de Natal na Matriz. 

Nas capelas, as missas de Natal acontecerão no dia 24 em horários diferentes. Na Capela Santo Antônio e Capela Nossa Senhora de Fátima as missas acontecem às 18h. Na Capela São Benedito será às 19h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes às 19h30 e na Capela São Pedro e São Paulo às 20h. 

No dia 25 haverá celebração na Capela Nossa Senhora das Graças, às 8h. 

Fotos enviadas por leitores da Folha de Campo Largo pela internet.