Image

Tinta é tudo igual?

Entenda as diferenças para o melhor resultado em seu ambiente com as orientações da Tintas Verginia

Data
16 de Julho de 2021

 

|Informe Publicitário|

Tinta não é tudo igual, pois existem diferentes tecnologias e tintas específicas para cada superfície. Uma tinta muito boa se aplicada em local errado ou de maneira errada compromete completamente o resultado e até traz gastos desnecessários. Quem orienta é o Fabio Zambier, gerente da Tintas Verginia Campo Largo, maior empresa especializada no ramo do Sul do País, com 30 lojas no Paraná e Santa Catarina.

A durabilidade, menor desbotamento e maior resistência depende completamente de qual tinta for aplicada em qual ambiente, se área externa ou interna, se é local com umidade ou não, se pega sol. Há tintas mais resistentes para áreas que pegam chuva, por exemplo, e que se usadas internamente podem causar bolhas na parede. “Quando tem problema de umidade que vem de solo, que vem de rodapé, ou de lugar exposto à chuva, como também paredes ao lado de aterramento, é preciso uso de impermeabilizantes específicos para cada tipo de umidade, com também usar tintas resistentes, com mais elasticidade e aderência”, explica.

Fabio comenta que muitas pessoas chegam achando que pode levar qualquer tinta, mas após explicarem todos os detalhes conseguem entender a diferença e a importância de conhecer a necessidade do cliente para indicar o melhor produto.

Aproveite para assistir ao vídeo, ou continue no conteúdo logo abaixo.

Preparação

Preparação é a parte mais importante. “Não basta ser uma tinta muito boa se a parede não estiver pronta para receber esta tinta”, explica. O diferencial do resultado também vem por limpar, tirar mofo, graxa, sujeira, imperfeições e fazer a aplicação de massa ou selador.

Outro ponto essencial é diluir a tinta adequadamente, conforme orientação das marcas – com água ou com solvente se for aplicar em ferro. Assim, a tinta fica mais lisa para aplicar na superfície, dá melhor resultado de cobertura (sem grumos) e de cor. Se não diluir corretamente cobre menos e vai ter que passar mais camadas de tintas. Também é preciso respeitar um intervalo entre uma demão e outra.

Textura

Textura, grafiato ou projetado formam relevo na superfície e são revestimentos para embelezamento, para dar acabamento. Não têm a função de impermeabilizar, mas sim dar um efeito visual para valorizar o imóvel, deixá-lo diferenciado. O tempo de desbotamento é igual de tinta, mas uma vez feita a textura e que esteja íntegra, depois apenas é preciso passar tinta novamente.

Efeitos em alta

Para mais modernidade, o efeito cimento queimado está super em alta. Para um ar mais clássico, o efeito mármore. Ambos dão um charme a mais na casa, valorizam o ambiente e trazem mais aconchego. Substituem revestimentos e podem ser usado em ambiente externo ou interno. Trata-se de uma massa especial com cor, com acabamento que precisa ser feito pelo pintor.

Pintura em grades de ferro

Existem produtos mais fáceis de aplicar até mesmo sobre ferrugem, que amenizam a preparação. Hoje com a alta tecnologia utilizada nesses produtos, consegue-se pintar um metal sem raspar toda a ferrugem.

Diferentes acabamentos de tinta

As tintas com acabamento fosco disfarçam imperfeições em parede e têm um aspecto mais aveludado, mais requintado. Porém, é de difícil limpeza, a sujeira aparece mais. Acetinado tem toque mais sedoso, aspecto mais liso sem muito brilho e é bom para fazer limpeza. Com a tinta semibrilho é bem mais fácil de fazer limpeza porque a sujeira não gruda.

Onde descarto o resto dos materiais?

A Tintas Verginia implantou a logística reversa no final de 2020 em Campo Largo. Foi uma empresa pioneira no setor e não é algo obrigatório, mas mostra a preocupação com o meio ambiente e em agregar esse serviço ao cliente. Há até mesmo construtoras que dão preferência à empresa por essa consciência ambiental e por facilitar esse serviço.

Com um descarte consciente, o cliente aprovou a iniciativa porque muitas vezes não sabe aonde colocar. Todo esse material que sobra da obra – como tintas, pinceis e rolos – pode ser levado para o ponto de coleta no estacionamento da loja e de lá é levado para a indústria da Tintas Verginia, onde fabricam o próprio material e assim fazem trabalho voluntário pintando creches e escolas.

Tintas Verginia

A política da empresa é indicar o produto certo e que vai trazer o resultado esperado pelo cliente. Por isso, o treinamento constante dos profissionais, desde o repositor até o gerente, para conhecerem tudo sobre pintura e solucionarem a demanda. As novidades são sempre acompanhadas, pois é um mercado com muita inovação e melhorias.

Trabalha com as melhores marcas, como Suvinil e Coral, e consegue atender o cliente com qualquer quantidade de produto em até 24 horas – isso porque são 30 unidades na região Sul do País como uma empresa só e não se trata de franquia. Possui cinco máquinas com sistemas tintométricos, incluindo tinta automotiva, possibilitando entregar mais de dez mil cores.

Contato:

Rua Xavier da Silva nº 1080, com amplo estacionamento próprio (41) 3392-1300 I www.tintasverginia.com.br I Facebook: Tintas Verginia