Image

Casas para a terceira idade

Casas podem ser projetadas para mais mobilidade e segurança à terceira idade

Data
09 de Dezembro de 2020

 

|Danielli Artigas de Oliveira|

O público da terceira idade já tem mostrado interesse em casas e apartamentos mais compactos, sem escadas e que tornem o dia a dia mais fácil, com menos manutenção. O arquiteto e designer de interiores pode auxiliar na elaboração de projetos funcionais, pensados neste público, para oferecer mais segurança e conforto.

Vale investir em equipamentos, materiais, móveis e tecnologias específicas com esta finalidade. Um profissional qualificado pode orientar a melhor forma de integrar sala e cozinha, adequando o ambiente a opções modernas mas totalmente acessíveis a esse público, como a instalação de cooktop de indução (tem desligamento automático e calor apenas no local de contato com a panela), como também prateleiras motorizadas para evitar subir em banquinhos. A disposição e organização dos itens em uma casa também são fundamentais e precisam ser bem planejadas.

Pela casa, é possível planejar um caminho luminoso, com sensores de movimento, para ajudar o deslocamento à noite. Os móveis podem ser planejados pensando na possibilidade de um dia ser utilizado andador ou cadeira de rodas, como também com cantos arredondados.

Nos quartos e banheiros, pensar em mobilidade e segurança é fundamental, com barras de apoio e tudo em um mesmo nível. As gavetas dos móveis devem ser leves para a abertura e o uso de alças ao invés de puxadores podem facilitar.