• Home
  • Geral
  • Móveis artesanais têm atraído o público jovem
Image

Móveis artesanais têm atraído o público jovem

Em sua maioria, as peças podem ser feitas sob medida ou se adequar aos espaços com facilidade. Os preços também são mais em conta, se comparado ao MDF e as peças são duradouras

Data
10 de Julho de 2019

|Caroline Paulart|

Os móveis artesanais estão cada vez mais em alta. O público jovem é o que mais tem sido conquistado na hora de adquirir as peças, que em sua maioria, podem ser feitas sob medida ou se adequar aos espaços com facilidade. Os preços também são mais em conta, se comparado ao MDF e as peças são duradouras.

Letícia Reis trabalha com a confecção desse tipo de móvel e explica que, para garantir a qualidade do móvel, o trabalho de preparação da madeira é muito importante. "O tratamento com pinus também é feito de forma artesanal, realizando a secagem natural das tábuas, que leva em torno de 25 a 30 dias para ficarem em condição de uso. Só a secagem e acabamento não são necessários para combater as pragas, por isso é preciso fazer a aplicação do stain para proteção da madeira, então não existe perigo de pragas."

Ela explica, ainda, que as tábuas são cepilhadas, passam pelo processo de corte, são lixadas e recebem acabamento manual. Os móveis são sustentáveis, já que são feitos com madeira de pinus e eucalipto de reflorestamento, sendo um dos principais motivos a preservação da mata nativa. 

Estilo e benefícios

Letícia destaca que uma das principais diferenças dos móveis artesanais é que deixam as roupas "respirarem", além de permitirem que o proprietário faça ornamentos como preferir, sendo mais comuns com plantas e luzes. Esses móveis já deixaram de ser usados somente em chácaras e sítios e são fáceis de combinar com decoração moderna também. 

Outra moda que ficou em alta há pouco tempo são os móveis feitos de pallets, tanto mesas de centro, sofás e camas. Eles são usados para armazenagem de barris pesados e caixas, por isso são resistentes na hora de confeccionar uma cama, por exemplo. Com quatro pallets é possível fazer uma cama de casal. Para uma mesa de centro, por exemplo, basta por quatro rodízios e terá uma bela mesa para sua sala. Se precisar transportar os móveis durante uma mudança, por exemplo, pelo trabalho realizado, dificilmente ficarão moles ou danificados.