Image

Dificuldade para engravidar

Um em cada cinco casais enfrentam o problema. 50% é por causas masculinas e 50% por situações a serem tratadas na mulher. Médico especialista em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana apresenta situações mais comuns

Data
15 de Abril de 2019

|Informe Publicitário|

O sonho da maternidade nem sempre é fácil de ser alcançado. Em alguns casos, é acompanhado de tentativas e frustrações que afetam diversas áreas da vida pessoal e do casal. Hoje, felizmente, existem muitas alternativas de tratamento para os casos de infertilidade conjugal. Em 2015, foi oficializada a especialidade de Reprodução Humana, com a qual os médicos são aptos a diagnosticar as causas da infertilidade e otimizar o que a natureza oferece.

Uma das dúvidas entretanto é: Quando procurar ajuda? O Dr. Regis Yukio Cho (CRM- PR 25.875), especialista em Infertilidade Conjugal e Reprodução Humana, explica que mulheres com menos de 35 anos devem buscar ajuda especializada nos casos de tentativa de gravidez sem sucesso há um ano. Já, para as mulheres com mais de 35 anos, o período de tentativa sem sucesso é reduzido para seis meses. A idade é um fator determinante na gravidez, e o quanto antes as mulheres buscarem um especialista, maiores as chances de um tratamento eficaz. De acordo com o especialista, a taxa de mulheres que se enquadra em um desses dois perfis é de 15% a 20%. Além disso, outra situação muito comum mas pouco falada, são os abortamentos. Até 20% das gestações normais acabam em um aborto e casos assim também devem ser conduzidos por especialistas na área de Reprodução.

As causas da infertilidade são diversas e metade dos casos apresenta fator masculino. A baixa qualidade ou contagem de espermatozoides é mais frequente do que o senso comum sugere e normalmente são responsáveis pelos casos de infertilidade por fator masculino. Quando a causa está na mulher, geralmente está relacionado a problemas com a ovulação e qualidade dos óvulos, além também da endometriose. 

Por isso, quando o casal apresenta dificuldade para engravidar, é importante que a investigação e o acompanhamento sejam feitos em ambos. Algumas condições como poluição, alimentação, estresse e tabagismo são fatores que também influenciam na qualidade dos óvulos e espermatozoides, por isso o dia a dia do casal deve ser analisado com atenção. 

Um dos assuntos pautados pelo Dr. Regis são as preocupações da relação dos anticoncepcionais de uso contínuo e da ansiedade com a infertilidade. O especialista comenta que é comum falarem que não consegue engravidar devido ao uso de pílulas anticoncepcionais por longos períodos, questionam a necessidade de a mulher “limpar o corpo” de hormônios e até mesmo ligar a dificuldade de engravidar ao fato de a mulher estar ansiosa demais ou criando muita expectativa, mas afirma que tudo isso são situações hipervalorizadas e que não impedem que a mulher engravide.

Como na maioria dos casos médicos, um bom diagnóstico é fundamental para o tratamento eficaz. Quando bem diagnosticado, as opções de tratamento são diversas, e vão desde o controle de ovulação e uso de medicamentos até procedimentos como inseminação artificial, fertilização in vitro e congelamento de óvulos. 

De acordo com o Dr. Regis,  “um dos principais fatores da dificuldade em engravidar é querer ter filho após os 35 anos. Para esses casos é possível congelar óvulos quando a mulher é mais jovem e assim preservar sua fertilidade em idade avançada”. A criopreservação de óvulos ainda não compõe o planejamento de vida dos casais e mulheres que desejam postergar a gestação, mas é uma alternativa segura e eficiente que poderia ser mais disseminada. 

Há outros meios muito avançados de tornar o sonho da gravidez realidade. A inseminação intrauterina, por exemplo, é considerada de baixa complexidade, e mesmo assim apresenta excelentes resultados. Nos casos de procedimentos mais complexos, como a Fertilização in Vitro e a Injeção Intracitoplasmática, que promovem o encontro do óvulo com o espermatozoide, a taxa de gestação é ainda maior, medida hoje entre 35% e 50%.

É importante individualizar caso a caso e definir qual a melhor conduta para cada um. Paciência e persistência são também elementos chave do tratamento, pois é indicado que se esgotem todas as opções disponíveis, o que aumenta e muito a chance de o procedimento dar certo e a gravidez transcorrer como uma gravidez natural. Caso tenha dúvidas e deseje mais informações sobre preservação da fertilidade e tratamentos para infertilidade, não deixe de procurar um médico especializado na área para uma conduta assertiva. 

Dr. Regis atende na Clínica Invida - Rua Barão do Rio Branco, nº 1443, Centro, próximo à Pista de Skate. Telefone: (41) 3032-1217 I 3032-1219.