|Informe Publicitário|
Com características totalmente próprias, desde anatômicas até funcionais, as crianças não podem ser consideradas pequenos adultos. São seres em crescimento e desenvolvimento e o que é regra em cirurgias de adultos, muitas vezes não serve para os pequenos. O cirurgião deve ter conhecimento anatômico específico para essa faixa etária, entender e respeitar o desenvolvimento da criança nas diversas fases de sua vida. Cirurgias pediátricas necessitam de técnica e instrumental delicados (lupas, em alguns casos).
Para uma boa formação, o cirurgião pediátrico necessita de, no mínimo, cinco anos de estudos e treinamento, para isso se faz necessário dois anos de residência em Cirurgia Geral, pré-requisito, e mais três a quatro anos de residência em Cirurgia Pediátrica, seguidos de prova de título de especialista na Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Isso os tornam aptos para o bom e preciso atendimento que esta população exige.
Preservar a individualidade da criança e conduta baseada em protocolos específicos leva a bons resultados sem traumas ou sequelas.
Cirurgias comuns nessa fase da vida são correção de fimoses, hérnias inguinais l e umbilicais l, freio de língua, lesões de pele, apendicites, entre outras. Muitas dessas cirurgias podem até ser realizadas ambulatorialmente. Dra. Josiane Bernartt Zanellato (CRM 13964), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, conta que em muitas ocasiões já operou bebês prematuros com peso abaixo de 1kg e também recém-nascidos com malformações congênitas. Atende crianças maiores também e geralmente o limite de idade é de 14 anos.
“É preciso conhecimento amplo e muita destreza, delicadeza, paciência, disponibilidade e amor pelas crianças para o bom atendimento das mesmas”, afirma. Por estes motivos, a indicação é que cirurgias sejam realizadas por cirurgiões pediátricos.
Clínica Anjo da Guarda - Av. Padre Natal Pigatto, 781 - Vila Bancária - 3393-3057. Clínica Invida - Rua Barão do Rio Branco, 1443 – Centro - 3032-1217. Clínica Sêni - Rua Domingos Cordeiro, 735 - Centro - 3032-3850. Hospital do Rocio - R. Maria Aparecida de Oliveira, 599 - 3136-2500.