• Home
  • Geral
  • Impactos do uso excessivo de eletrônicos
Image

Impactos do uso excessivo de eletrônicos

Principalmente nas crianças, que precisam de desenvolvimento saudável, uma criança precisa de estímulos motores, sensoriais, comunicativos, educacionais e principalmente sociais

Data
21 de Dezembro de 2018

Por Danielli Artigas

Para um crescimento e desenvolvimento saudável, uma criança precisa de estímulos motores, sensoriais, comunicativos, educacionais e principalmente sociais. Quando se usa muito tablets e celulares, os principais estímulos recebidos são os auditivos e visuais, o que então, acaba limitando esse desenvolvimento. Existem ótimos aplicativos às crianças, mas para a psicóloga Éllen Martins nada substitui um bom contato social com outras crianças. 

“É na infância que desenvolvemos a maior parte das nossas habilidades necessárias para uma vida adulta saudável, dentre elas a habilidade mais importante de todas, a comunicação. Hoje atendo no consultório uma demanda significativa de transtornos psicológicos grave e costumo falar com meus pacientes que vários problemas simplesmente não existiriam se soubéssemos nos comunicar melhor com as outras pessoas. Também nos comunicamos com a internet, porém essa conversa não é feita apenas de palavras e com isso perdemos partes importantes dessa troca, por exemplo as expressões faciais, o tom de voz, a velocidade das palavras ditas, o toque físico, os sorrisos, caras feias e outras várias. Agora imagine para uma criança perder toda essa gama de opções, por se comunicar apenas via internet? Nada menos que injusto. Podemos sim usar a tecnologia como aliada para várias coisas em nossa vida, mas não é por ser mais fácil que deva usar apenas ela”, declara.

As habilidades acabam sendo mal desenvolvidas ou até mesmo perdidas devido a estas distrações, o que acarreta em problemas graves para a adolescente e vida adulta. Éllen destaca que é na infância que se aprende limites, convívio social, leitura, habilidades manuais, a errar e acertar, ganhar e perder, fora todo o desenvolvimento motor adquirido nas brincadeiras. “Se uma criança passa boa parte do seu dia em um celular assistindo vídeos por exemplo, pouco irá aprender e se desenvolver com o mundo lá fora, se tornando um adolescente e adulto limitado em vários aspectos.”

Ela orienta aos pais tentarem limitar ao filho o uso da internet, com redução no tempo, e principalmente utilizar a internet à favor da educação. Podem ser utilizados aplicativos com exercícios de memória, matemática, linguagem, lógica, direcionados ao aprendizado de outras línguas, de habilidades manuais e até mesmo de músicas relaxantes. “Já que não podemos lutar contra a tecnologia, podemos usa-la sim em nosso benefício inclusive na educação, desde que também não seja o único meio.”