• Home
  • Geral
  • O esporte é um investimento para a vida
Image

O esporte é um investimento para a vida

Os irmãos gêmeos André e Lucas de Brito Munaretto, de oito anos, adoram jogar futebol e já disputaram campeonatos até fora do estado

Data
11 de Outubro de 2018

Autor
Danielli Artigas

Um dos melhores investimentos para se fazer em uma criança é na educação, e a educação também vem através do esporte. Volta a energia da criança apenas para o lado bom, de aprender, interagir, querer o seu melhor. Em Campo Largo temos diversos exemplos de crianças que se destacam no esporte, até mesmo jogadores de futebol que hoje jogam ou já jogaram na Europa. Seguindo esse sonho da maioria dos meninos, temos dois novos exemplos, de 08 anos de idade. São os irmãos gêmeos André e Lucas de Brito Munaretto, filhos do Glênio e da Rafaella.

Eles iniciaram em uma escolinha de futebol aos 05 anos e para eles é a maior diversão. Adoram fazer gol, amigos, cantar o grito de guerra e também viajar para jogar. Recentemente disputaram, com o time da atual escolinha, o Campeonato Brasileiro de Futsal em João Pessoa/PB. Mas já participaram de diversos campeonatos, sendo campeões do Paranaense Sub 8 no ano passado, vice-campeões da Copa Litoral Sub 8, 3º lugar no Campeonato Metropolitano Sub 07 e atualmente estão jogando em três campeonatos.

Para o André, o futebol representa um desafio, porque diz que a cada ano fica mais difícil e para ganhar tem que treinar mais. Lucas conta que não cansa de futebol, mesmo treinando quase todos os dias da semana – três vezes futsal, duas vezes society e uma vez com personal. Eles têm um sonho a ser alcançado, o de ser jogador profissional, jogar em uma Copa do Mundo e defender a Seleção Brasileira. Lucas já teve uma comemoração individual, no ano passado, como Atleta Revelação da sua categoria na escolinha de futebol.

Os pais estão sempre dando um grande apoio aos filhos. Glênio percebe que toda essa vontade e dedicação que o André e o Lucas têm pelo futebol são inspiração também para o irmão mais novo, Felipe, de 04 anos, que quer ser igual a eles e até mesmo consegue aprender mais cedo algumas técnicas, o que aguça mais a vontade de ser jogador. Os irmãos contam que comemoram quando um deles faz gol, mas também cobram quando cometem algum erro e, como faz parte da relação de irmãos, às vezes também brigam. Assim, vão aprendendo e se desenvolvendo.

 

Rafaella lembra de um texto que reflete bem seu sentimento em relação a investir na prática de esportes com seus filhos. O custo e toda correria valem pelo aprendizado além dos campos, pois aprendem a não desistir, a lidar com a decepção, têm a oportunidade de fazer amizades, aprender sobre a vida, disciplina, a se cuidar, trabalhar em equipe, alcançar objetivos e aprender que o sucesso não acontece da noite para o dia, precisa de muito treino para ser um campeão. O investimento no esporte é um investimento para a vida, uma oportunidade de se desenvolver e ser uma pessoa melhor.