• Home
  • Geral
  • Atendimento odontológico na infância
Image

Atendimento odontológico na infância

Levar os bebês e crianças pequenas ao dentista faz com que eles se acostumem com o ambiente, permite que aprendam a escovar os dentes da maneira certa e previne problemas maiores no futuro

Data
09 de Outubro de 2018

|INFORME PUBLICITÁRIO|

A correta higienização, o acompanhamento de como está o crescimento dos dentes e da face e diversos cuidados preventivos nos anos iniciais da criança são fundamentais para evitar problemas futuros, conforme orienta Rafaela de Carvalho Silva Canevari, dentista pós-graduanda em Odontopediatria e Saúde Coletiva.

É comum, por exemplo, pais darem mamadeira e alimentos contendo açúcar ao bebê e acharem que não precisa da higiene bucal, por ainda ser muito novo. Devido a isso, é frequente entre 01 e 03 anos a chamada cárie de mamadeira, que atinge principalmente os dentes da frente. Mas a escovação deve iniciar já ao aparecer o primeiro dente.

Geralmente os primeiros dentes permanentes a nascerem são os molares, dentes do fundo, e se não receberem a higienização correta podem apresentar cárie muito precocemente. Segundo ela, é preciso ter muito cuidado com a ingestão de doces, principalmente os mais grudentos, como as balas, pois é a forma mais fácil da bactéria se aderir ao dente. O uso de pasta de dente com flúor e a escovação três vezes ao dia ajuda a manter o pH da saliva neutro e assim evita as cáries, que já começam com mancha branca nos dentes e vão evoluindo. Pode acontecer de ser necessário restauração e até canal, mesmo em dentes de leite.

Na faixa de 06 a 12 anos também surgem outras necessidades de visita ao dentista. Como ocorrem as trocas dentárias pode haver a necessidade de além do tratamento preventivo, o tratamento ortopédico ou ortodôntico. O acompanhamento da correta formação dos dentes é importante para a mastigação, estética, fala e para manter espaço para os dentes permanentes.

A Dra. Rafaela frisa a importância da prevenção e não apenas o tratamento, pois assim muitas situações podem ser evitadas. Até mesmo crianças que nasceram prematuras podem ter alterações nos dentes, como defeitos de esmalte, entre outras situações que exigem acompanhamento odontológico.

 

Mais informações no Consultório Bianca Zuber Odontologia, na Rua Gonçalves Dias, 1189 - Sala 07 ou pelo telefone (41) 3292-7617.