• Home
  • Geral
  • Um presente inesquecível de final de ano
Image

Um presente inesquecível de final de ano

Alunos da Erce realizam o sonho de viajar de avião e conhecer Foz do Iguaçu

Data
21 de Dezembro de 2017

Para algumas pessoas pode ser algo corriqueiro - tanto para viagens de passeio ou profissional, ou para visitar a família -, mas para muitos ter a oportunidade de viajar de avião ainda é um sonho, parece algo distante. E com um pouco de ajuda de muitas pessoas, esse sonho pode ser realizado a alguns alunos da Erce.

Sueli Ferreira, professora do Ensino de Jovens e Adultos na Erce, há quatro anos iniciou com essa turma e muitos dos alunos permanecem até hoje. Ela conta que os alunos sempre falavam dos seus sonhos e inicialmente a maioria comentou que não conhecia o mar. “Aí começou uma vontade imensa de proporcionar esta experiência. Com a ajuda de alguns amigos, eu e o psicólogo da escola, o Alcilio, levamos os alunos passar um dia no litoral. Foi emocionante”, detalha.

No ano seguinte conseguiram realizar outro desejo dos alunos, que era andar de trem, quando então foram para Morretes. No ano passado conseguiram levá-los para fazer um passeio de barco em Joinville e assim foram proporcionando novas experiências aos alunos.

O grande sonho

“Nas atividades em sala de aula eles diziam que o maior sonho mesmo era viajar de avião, mas que sabiam que isso era impossível. Tinham a noção que era um passeio muito caro. A maioria dos alunos é de poder aquisitivo muito baixo”, declara Sueli. Mas isso fez com que ela se motivasse ainda mais para tornar isso possível.

A professora e os alunos confeccionaram juntos alguns trabalhos manuais para vender e arrecadar dinheiro para a viagem. Como faltava muito, resolveu fazer também uma rifa, arrecadando prêmios com amigos e muitos abraçaram esta causa.

Conseguiram junto com uma agência de viagens preços bem acessíveis. A profissional Ana Carolina Stallbaum fez contato com parceiros e ofereceu preço de custo. Segundo Sueli, parceria foi essencial para essa conquista.

Com tudo pago, no início de novembro embarcaram no aeroporto em São José dos Pinhais com destino a Foz do Iguaçu, realizando também outro desejo de conhecer as Cataratas. Participaram seis alunos, de 25 a 53 anos de idade. “Junto com o psicólogo da escola analisamos quem poderia ir, afinal tem alunos com problemas cardíacos, crises convulsivas, problemas de comportamento. A viagem era uma grande responsabilidade”, explica.

Em Foz do Iguaçu puderam conhecer o Museu de Cera, Parque dos Dinossauros e das Aves – entradas que conseguiram cortesia através da Ana Carolina. Passaram a noite em um hotel e finalmente conheceram as Cataratas, passeio que também ganharam os ingressos do professor Luciano Okraska.

 

“Foi maravilhoso ver o sorriso no rosto de cada um. Uma experiência única que nem os alunos nem eu vamos esquecer. Essas atividades extraclasse, onde eles vão vivenciar o que ensinamos, é muito importante para eles”, comenta Sueli. Para Ana Carolina, também foi gratificante fazer parte deste momento, conseguindo uma maneira viável para eles viajarem.