Image

Política e a Selic

A política influencia diretamente a valorização patrimonial, e eu vou te explicar como.

Data
09 de Outubro de 2026

Anunciante
Apolar Imóveis

Autor
Rafael Galiano

Como a política e a Selic influenciam o preço dos imóveis em Campo Largo

 A política influencia diretamente a valorização patrimonial, e eu vou te explicar como

O mercado imobiliário é um mercado diferente dos outros, que leva um timing de produtividade. Sempre que tem uma mudança política, a mudança traz um otimismo. No nosso próprio governo, já passamos por uma mudança, e a tendência de uma nova mudança é muito grande.

A gente vinha com uma Selic muito alta, e isso automaticamente traz um juro mais alto. Quando eu tenho um juro mais alto, é muito confortável deixar o meu dinheiro parado no banco. A gente vem há mais ou menos dois anos com taxas de juros extremamente atrativas e convidativas para que as pessoas tirem o dinheiro da poupança - que praticamente acabou no nosso país -, porque as aplicações estão pagando muito bem. As pessoas estavam muito confortáveis com o seu dinheiro guardado no banco.

Automaticamente, o dinheiro sai do giro. O dinheiro saindo do giro, as pessoas param de produzir. Eu paro de construir para vender. A gente pode analisar a baixa de venda de lançamentos novos nesses últimos dois anos: foi lançado muito menos imóvel do que a gente via em tempos atrás, com taxas de juros mais baixas. Afinal, por que eu vou arriscar no mercado imobiliário se eu posso deixar o meu dinheiro parado?

Agora vai vir uma tendência diferente, as pessoas vão estar mais animadas. Já começou esse movimento: o dólar baixou, a bolsa aumentou, e não vale mais tanto a pena deixar o dinheiro parado. As pessoas vão querer empreender novamente. A vontade e a confiança retornam para o incorporador. Aquela pessoa que construía devagarzinho e parou de construir, vai voltar a construir.

Só que quando eu tenho um boom de pessoas querendo entrar no mercado, automaticamente os preços aumentam.

O nosso mercado é um mercado lento na sua alavancagem porque depende de órgãos. Quando eu vou começar hoje um empreendimento, eu dependo da procura de um terreno, depois de um projeto, da aprovação desse projeto e do vínculo junto ao banco. O timing de um empreendimento de prédios hoje leva pelo menos 2 anos para eu achar o terreno até ter um alvará. Isso se tiver tudo perfeito. E levo pelo menos mais 36 meses (3 anos) para construir. Então, da minha vontade de lançar até ter um produto final na mão, são 5 anos.

Só que nesses 5 anos, um mercado com confiança vende tudo o que tem hoje já lançado. Você vai ver que o metro quadrado vai valorizar, vai explodir, porque a vontade e a coragem de comprar vão existir, mas a força de lançar não acompanha o mesmo tempo.

Ou seja: eu vou ter mais pessoas querendo comprar do que a minha força produtiva em pouco tempo. Em longa escala eu equalizo, mas em curto tempo, tudo o que eu tenho vai ser vendido. A minha carteira vai vender mais rápido do que a minha força de produzir.

Então, se você está pensando em comprar, tem que comprar agora. Se você não comprar agora, muito provavelmente daqui a 6 meses os preços vão estar bem maiores do que o valor que você está vendo hoje.

Se essa análise faz sentido para você, comenta pelo vídeo no Instagram do @guiacampolargo o que você acha sobre isso.