A manhã deste domingo (07) foi marcada pela celebração da Independência do Brasil em Campo Largo, com o tradicional Desfile Cívico realizado na Rua do Centenário, no Centro. Milhares de pessoas se reuniram para prestigiar a programação, que contou com a participação de instituições públicas, sociedade civil organizada, empresas locais e até representantes de outras cidades.
Na abertura do desfile, após a execução do Hino Nacional, do Hino de Campo Largo e do Hino da Independência, o prefeito Mauricio Rivabem discursou aos presentes e fez um importante anúncio.
“Neste dia, celebramos 203 anos da Independência do Brasil, um dia para relembrarmos todos que nos permitiram estar neste momento. Quero agradecer a todos que estão fazendo essa homenagem à pátria. Campo Largo vive hoje um momento importante, e no ano que vem, em 2026, teremos na cidade mais de R$ 200 milhões investidos em escolas, postos de saúde, asfalto, segurança e estrutura”, declarou.
Segundo o prefeito, este será um dos maiores investimentos já realizados na história do município, com foco na melhoria da qualidade de vida e no crescimento da cidade.
O desfile deste ano reuniu 70 instituições, entre escolas, empresas, corporações e forças militares. Mais de 4 mil pessoas participaram da programação.
Entre os primeiros a desfilar estiveram a Caterpillar e o Colégio Estadual Sagrada Família (Cesf), que celebram seu centenário em 2025. A Caterpillar levou para a avenida demonstrações com máquinas produzidas em Campo Largo, enquanto o Cesf contou com a presença do Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa, que trouxe apresentações especiais, incluindo sua banda marcial.
Outro ponto de destaque foram as apresentações dos colégios cívico-militares, que marcharam ao longo da Centenário e chamaram a atenção do público.
Homenagens aos profissionais
Neste ano, o tema do desfile cívico das instituições de ensino foram as homenagens aos profissionais que ajudam a construir Campo Largo e o Brasil, reforçando a ideia de coletividade e de construção solidária da nação.
Os estudantes estudaram previamente em sala de aula sobre diversas profissões e levaram para a avenida representações de trabalhadores da saúde, segurança pública, educação, agricultura, construção civil, artistas, transporte – incluindo caminhoneiros e entregadores, limpeza pública entre outros profissionais.
A profissão de jornalista também foi lembrada. A Escola Municipal 15 de Outubro homenageou a imprensa local, com representantes da equipe da Folha de Campo Largo participando do desfile.
Créditos imagem: João Paulo Padilha - PMCL